José Chiesa é reconhecido Cidadão Mariliense em sessão solene do Poder Legislativo de Marília

por admin publicado 01/03/2017 18h29, última modificação 17/11/2017 12h33

Sessão solene realizada nas dependências da churrascaria Kieza, em 18 de fevereiro, marcou a entrega do título de Cidadão Mariliense ao empresário José Chiesa, pelos relevantes serviços prestados à comunidade mariliense. A solenidade foi presidida pelo presidente do Poder Legislativo de Marília, Delegado Wilson Damasceno (PSDB) e contou com as participações dos vereadores Marcos Rezende (PSD), José Carlos Albuquerque (PRB), Mário Coraíni Júnior (PTB), Marcos Custódio (PSC), Maurício Roberto (PP) e João do Bar (PHS). Familiares do homenageados e o prefeito municipal de Marília, Daniel Alonso (PSDB), além de convidados e autoridades, como o promotor Isauro Pigozzi Filho, também compareceram. O estabelecimento que abrigou a cerimônia de entrega do reconhecimento ao empresário José Chiesa é de propriedade de sua família e consiste numa das referências da gastronomia mariliense. O autor do projeto de Decreto Legislativo que concedeu a homenagem foi o vereador Mário Coraíni Júnior (PTB). "O empresário José Chiesa deixou o Rio de Janeiro e veio para Marília, onde investiu e gerou empregos através de uma churrascaria que é orgulho da cidade. Acredito que ele merece todo este reconhecimento. E, como diz um de seus filhos, quando ele está trabalhando, entusiasmado, atendendo os clientes na churrascaria: 'Meu pai é um leão!'. Então, este é o atestado de quem é o senhor José Chiesa", comentou o vereador autor da homenagem. Outro ponto observado por Coraíni Júnior foi o constante vínculo que o homenageado mantém com os filhos e família. "Justamente, inclusive ele conseguiu dar bom exemplo aos filhos, que estão sempre no entorno dele. Todos são filhos trabalhadores, que o ajudam na churrascaria", salientou.

O presidente da Câmara, Delegado Wilson Damasceno, destacou o perfil empreendedor do Cidadão Mariliense José Chiesa. "Uma pessoa que tem trabalhado há décadas, pertence à uma família tradicional de Marília e tem gerado emprego e renda ao município. Nós nos orgulhamos deste momento", destacou. O homenageado José Chiesa revelou que, ao ser comunicado da honraria, ficou amplamente emocionado. "Eu não calculava que fosse tão emocionante receber um título desta natureza. Realmente, foi uma surpresa muito grande para mim", contou o empresário, que é natural de Encantado, no Rio Grande do Sul. Antes de fixar raízes em Marília, José Chiesa morou também nos Estados do Paraná e do Rio de Janeiro. Em sua trajetória, além de exercer a atividade no comércio, o homenageado teve a vivência militar. Através de suas empresas no ramo gastronômico, o empresário gera mais de 40 empregos diretos e 15 empregos indiretos. Nascido em 15 de fevereiro de 1945, em Encantado, no Rio Grande do Sul, numa família de 9 irmãos ainda na infância ficou órfão de mãe, passando a ser cuidado pela irmã mais velha. "Desde a infância, com a perda da mãe, ele e seus irmãos tiveram que ajudar o pai no sustento do lar, com todos trabalhando na roça. Em 1964, a serviço do Exército Brasileiro, participou ativamente na luta contra o movimento revolucionário. Antes de se casar, adquiriu uma pequena área de terra para começar a sua vida", informou o vereador Coraíni durante a solenidade.

O prefeito Daniel Alonso comentou que a dedicação ao trabalho do homenageado José Chiesa é inspiradora para toda a população de Marília. "Desde que o mundo é mundo, o trabalho faz parte da natureza humana. Evidente que estamos vivendo um tempo muito difícil, um tempo de crise aonde a competição e a disputa se tornam ainda mais acirradas, levando, muitas vezes à impessoalidade e individualização. Mas, nada disso tira a essência do nosso homenageado, José Chiesa. Que se mostra, com o seu jeito de ser: generoso, alegre e humano, que contagia todos nós, que realmente faz a diferença em nossa cidade no ramo de restaurantes, sobretudo no ramo das churrascarias. Sabemos que a Kieza é uma referência regional e estadual".