Lei do vereador Damasceno garante faixas específicas para motos em vias movimentadas

por admin publicado 01/04/2015 11h04, última modificação 17/11/2017 12h29
 O vereador Wilson Damasceno (PSDB) é autor da lei que estabelece faixa de motociclistas nas ruas de grande circulação de Marília. Pela nova legislação, o espaço destinado para as motocicletas deverá ter, no mínimo, cinco metros de comprimento à linha que antecede o início da faixa de pedestres. “Esta faixa deverá ser utilizada pelas motocicletas apenas no caso do fechamento dos semáforos”, detalhou o vereador. Damasceno, durante a sessão que aprovou o projeto de Lei n.º 130/2014, reforçou que o objetivo do projeto foi o de proporcionar maior segurança no trânsito.

“A ideia de criar uma separação para a parada de motociclistas, na faixa à frente, consiste em garantir mais um instrumento que vem para agregar solução de viabilidade no trânsito. Assim, estaremos diminuindo o conflito com os automóveis e caminhões no momento da reabertura do semáforo”, explicou o vereador. As faixas específicas também vão contribuir para proporcionar maior visibilidade às motos, diminuindo de modo considerável o número de acidentes envolvendo este tipo de veículo.

“Acredito também que haverá diminuição de atropelamentos, posto que os motociclistas não estariam mais fazendo ‘costuras’, passando em paralelo aos carros de qualquer lado, mas sim no seu local reservado para o acesso à faixa”, complementou o vereador. A Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília) ficará responsável pelo levantamento das avenidas e ruas que irão abrigar as faixas de motos. Pela lei, serão escolhidas as que concentrarem maiores fluxos de veículos, conforme estabelecido pelo artigo 2º: ‘Para efeitos desta lei, serão consideradas vias de grande circulação aquelas determinadas pela autoridade de trânsito municipal’. O projeto de Damasceno foi aprovado pelo plenário de Marília de forma unânime durante sessão de 23 de março.