Câmara homenageia Corpo de Bombeiros

por admin publicado 01/09/2017 11h13, última modificação 17/11/2017 12h34
Sessão Solene foi requerida pelo vereador Maurício Roberto e acontecerá nesta sexta (1)

A Câmara de Marília realizará hoje, 1, Sessão Solene em homenagem ao aniversário do 10º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Marília.

De autoria do vereador Maurício Roberto, a sessão acontecerá a partir das 20 horas na Câmara de Marília. "Nosso desejo é homenagear os ilustres profissionais desta honrada instituição que exercem sua profissão com muita dedicação, responsabilidade e disciplina, doando suas próprias vidas, se necessário, pelo bem-estar dos demais", afirmou Maurício Roberto, em seu Requerimento.

Segundo o departamento de comunicação do Corpo de Bombeiros, a história do 10º Grupamento teve início em 1958, quando o então prefeito de Marília, Miguel Argolo Ferrão, celebrou um convênio junto ao governo do estado, firmando proposta de instalação do Corpo de Bombeiros em Marília.

Tal convênio não foi adiante, em virtude dos altos encargos financeiros.

Em 1968 retomaram-se os trabalhos para implantação do serviço de bombeiros em Marília, com o projeto de construção de um Posto de Bombeiros junto ao atual quartel do 9º BPM/I, no Bairro Vista Alegre, em Marília.

Em 10 de abril de 1970, a Polícia Militar do Estado de São Paulo passa por uma reestruturação e, em consequência, o Corpo de Bombeiros, sendo parte integrante da mesma Corporação, realiza estudos estratégicos, e desse estudo, o município de Marília, despontava interesse estratégico ao Comando do Corpo de Bombeiros e como ponto geocêntrico de outras cidades com serviços de bombeiros do Centro-Oeste Paulista, foi escolhida para sediar a Terceira Companhia do Segundo Grupamento de Bombeiros instalado em Campinas.

Assim, a Terceira Companhia de Bombeiros de Marília, sob o comando do Cap PM Adilson Aparecido Gonzaga e de um contingente de 10 bombeiros, torna-se a sede dos serviços de bombeiros das regiões de Dracena, Presidente Prudente, Lins e Bauru.

Em 21 de outubro de 1970, foi finalmente celebrado o convênio entre o Estado e o Município de Marília, trazendo assim a consolidação do Sistema Operacional com o incremento de novas viaturas e materiais técnicos especializados para o enfrentamento das emergências de bombeiros.

Em 10 de março de 1975 a Terceira Companhia de Bombeiros de Marília dá origem ao Décimo Grupamento de Incêndio, que teve sua sede instalada em uma edificação onde havia anteriormente funcionado uma escola, próximo ao Yara Clube de Marília.

A Sessão Solene terá início às 20h. Para acompanhar basta comparecer no plenário da Câmara Municipal de Marília, localizada na Rua Bandeirantes nº 25, no Centro. A sessão terá transmissão ao vivo pela TV Câmara, Canal 61.3 (Sinal Digital Aberto) e 21 (TV a Cabo), no portal da Câmara http://www.camar.sp.gov.br/tv_wowza/, pelo YouTube (youtube.com/tvcamaramarilia) ou ainda pelo Facebook (facebook.com/CamaraMarilia).