Lei da vereadora Sônia Tonin estabelece presença de dentista em UTIs

por admin publicado 02/12/2015 14h42, última modificação 17/11/2017 12h31
 A vereadora Sônia Tonin (PSC) é autora da Lei municipal que instituiu a presença de um cirurgião dentista nas unidades de terapia intensiva, as UTIs. “A intenção desta legislação é reduzir o número de infecções hospitalares, principalmente as respiratórias, que representam a segunda maior taxa de infecção em hospitais, com índices que variam de 10% a 15%. Entre esses pacientes, de 20% a 40% falecem. Nas UTIs, as taxas de infecção hospitalar variam de 20% a 40%, com mortalidade podendo atingir até 80% dos infectados”, contextualizou a vereadora Sônia Tonin.

Os dados apresentados pela parlamentar foram resultados de uma ampla pesquisa conduzida pela cirurgiã-dentista Lilian Pasetti, integrante da diretoria do Sindicato dos Odontologistas no Estado do Paraná (Soepar). “Propus o projeto de Lei justamente para aperfeiçoar o direito à saúde, exigindo que o Sistema Único de Saúde tenha uma equipe clínica multidisciplinar, inclusive com profissionais de odontologia, dada que a higiene bucal é questão essencial para evitar doenças graves, como a endocardite bacteriana. A presença desses profissionais fomenta a integração da Odontologia com a Medicina visando o tratamento global de pacientes, em atenção às regras constitucionais sobre o tema”, observou. Pela matéria legislativa, em todas as unidades de terapia intensiva, bem como em hospitais públicos e privados, em que existam pacientes internados, será obrigatória a presença de dentistas para os cuidados da saúde bucal do paciente. “Vale destacar que, em hospitais e UTIs, o profissional será um cirurgião dentista que possua habilitação para atuar especificamente nesta área”, explicou. O Executivo tem 90 dias para regulamentar a viabilização da Lei, que entrará em vigor em 180 dias.