Vereador Albuquerque doa subsídio de abril para campanha solidária da ACC de Marília

por admin publicado 03/05/2017 11h39, última modificação 17/11/2017 12h34

O vereador José Carlos Albuquerque (PRB) aderiu à campanha solidária promovida pela Associação de Combate ao Câncer de Marília, a ACC, que visa arrecadar suplementos alimentares para pacientes que passam pelo tratamento quimioterápico. Em uma ação espontânea e durante sessão ordinária que contava com as explanações do presidente da ACC de Marília, Josimar Almeida Agostinho, Albuquerque pediu a palavra e, publicamente, anunciou que estaria realizando a entrega integral do seu subsídio como vereador relativo ao mês de abril para a campanha da ACC.

A iniciativa 'Complete esse Sorriso' também a sobre o grau de letalidade do câncer. Segundo levantamento da entidade, os óbitos pela doença estão crescendo desde 2014. "Em 2014 ocorreram 84 mortes, no ano seguinte, 2015, 171 mortes e no ano de 2016 registramos 220 mortes", informou o presidente da ACC. Os dados podem ser maiores, já que a entidade só contabilizou as informações transmitidas pelos familiares que perderam seus entes para o câncer. A própria modelo que estampa os cartazes da ' Complete esse Sorriso' teve sua trajetória de luta contra a doença acompanhada pela ACC. Mas, lamentavelmente, não resistiu.

Os suplementos mais utilizados para o paciente que está em tratamento quimioterápico são Trophic Bio, Nutren Sênior, Trophic EP e Ensure. Os pontos de arrecadação são na sede da ACC, rua Marrei Júnior, n.º 101 e nas unidades dos supermercados Tauste. "O câncer é uma doença que ainda não tem cura. Mas, desde que descoberto no começo é possível vencê-lo. Se a pessoa faz os exames preventivos, a chance de cura quando descoberto no início é enorme. Agora, se a pessoa não se cuida, tem uma má alimentação, não pratica atividades físicas, não come nenhum tipo de hortaliças e não tem uma boa alimentação, fatalmente terá câncer", disse.

Os suplementos são necessários para o fortalecimento do organismo dos pacientes que, após as sessões de quimioterapia ou radioterapia, sofrem perdas de peso e quedas de cabelo. No ano passado, a ACC de Marília arcou com uma despesa de aproximadamente R$ 180 mil com suplementos alimentares para os pacientes de Marília e região, amparados pela entidade. Foram 3.411 pacientes atendidos, sendo que 64 deles se hospedaram na casa transitória, abrigo mantido pela entidade. Na casa transitória foram servidas aproximadamente 660 refeições no ano. Mais informações podem ser obtidas através da página da ACC no Facebook, site www.accmarilia.org.br ou através do telefone (14) 3454-5660.