Vereadores acompanham deputado Sinval Malheiros em visita à Marília

por admin publicado 03/07/2017 17h45, última modificação 17/11/2017 12h34
Presidente estadual do Podemos (SP), Malheiros anunciou credenciamento de cirurgias bariátricas do HU

O deputado federal e presidente estadual do Podemos-SP (antigo partido PTN), Sinval Malheiros, esteve em Marília, nesta segunda feira, 3, para o anúncio oficial do credenciamento de cirurgias bariátricas do Hospital Universitário da Unimar (HU), pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O pedido de credenciamento partiu do presidente municipal do partido, o vereador Evandro Galete, em março do ano passado, à presidente nacional do Podemos, Renata Abreu. "Felizmente, nossos dois pedidos foram atendidos. Anteriormente, anunciamos a liberação de R$ 100 mil, obtidos através de emenda parlamentar, também de autoria do deputado Sinval que foi anunciado com a presença de nossa presidente, Renata Abreu. Hoje, estamos recebendo o deputado Sinval para a comunicação oficial do credenciamento de cirurgias bariátricas através do SUS. Estamos muito felizes por mais esta conquista", disse o vereador Galete.

A convite da diretoria do Hospital Universitário, Malheiros (que também é médico) será o responsável por realizar a primeira cirurgia na cidade, já com o credenciamento ativo. "A cirurgia de obesidade, pelo SUS, existe em poucos lugares do estado. As pessoas mais humildes precisam desta atenção e deste cuidado. Estamos muito contentes de termos conquistado estas duas vitórias para Marília e estamos nos preparando para participar do início desta história, realizando a primeira cirurgia bariátrica, já com o credenciamento do SUS", explicou Malheiros.

Antes de se dirigir ao Hospital Universitário, o deputado se reuniu com o prefeito Daniel Alonso (PSDB) e com o presidente da Câmara dos vereadores, Delegado Wilson Damasceno (PSDB). Alonso ressaltou a importância da atuação do deputado nas conquistas para a cidade. "A obesidade é um problema sério de saúde e muitas pessoas não possuem condições de pagarem por uma cirurgia bariátrica. Agora, com este credenciamento do SUS, estas pessoas passam a ter uma oportunidade através do Hospital da Unimar. O deputado Sinval Malheiros está nos ajudando muito, não apenas na área da saúde, mas também, na infraestrutura do município, através de emendas parlamentares", afirmou o prefeito.

Para o presidente da Câmara, Wilson Damasceno, somente a união dos poderes trará benefícios à cidade. "É um esforço conjunto da Câmara e da Prefeitura na busca de recursos visando a reconstrução da cidade. Isso só será possível com a aproximação do poder público municipal, com as esferas, em instâncias superiores de poder, como os governos estadual e federal, Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados. É isso que os vereadores de Marília têm feito", falou o presidente do Legislativo de Marília.

Já no Hospital Universitário, o deputado Sinval Malheiros, acompanhado dos vereadores Evandro Galete (Podemos), João do Bar (PHS) e da secretária municipal de saúde, Kátia Ferraz Santana, fez o comunicado oficial do credenciamento pelo SUS à diretora superintendente do HU, Márcia Mesquita Serva Reis, a qual destacou o esforço empenhado para conseguir melhorias no atendimento da saúde. "O vereador Evandro Galete mostrou, mais uma vez, seu compromisso com Marília e com a saúde da cidade, trazendo um deputado federal para que a gente possa envolvê-lo em nossa causa. Um deputado, que é médico, conhece as necessidades e as complicações que existem na área da saúde. O deputado nos pediu que déssemos atenção também aos pacientes da região, principalmente, de cidades que não possuem estrutura hospitalar", esclareceu Márcia, que ainda informou neste mês de julho já teremos o início das cirurgias bariátricas através do SUS.

A secretária de saúde, Kátia Santana, destacou que espera pôr fim às filas de espera de cirurgias bariátricas e fez novas solicitações ao deputado Malheiros. "Hoje a fila de espera para procedimentos bariátricos é bastante grande. Com este credenciamento iremos iniciar um atendimento de qualidade e buscando, novamente, o apoio do deputado para a liberação de verbas, para podermos intensificar estes procedimentos", disse.

O vereador João do Bar (PHS), também acompanhou o deputado Sinval Malheiros e reafirmou a importância da conquista do credenciamento do HU, pelo Sistema único de Saúde. "As pessoas mais humildes estão sendo atendidas com este credenciamento. É com muita alegria que estamos aqui recebendo o deputado Sinval Malheiros que, além de ajudar o Hospital da Unimar, está ajudando também a população de Marília e da região", finalizou o vereador.

Durante a visita ao Hospital Universitário, o deputado Sinval Malheiros recebeu da Câmara o título de Visitante Ilustre do Município.