Embaixador da Costa do Marfim propõe “Irmanamento” com Marília

por admin publicado 03/08/2017 08h24, última modificação 17/11/2017 12h34
: Silvestre Aka, disse que um acordo econômico e cultural será benéfico, principalmente, para os pequenos e médios empresários de Marília e de seu país.

Representantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) "Júlio de Mesquita Filho" Campus Marília, estiveram, na tarde desta quarta-feira,2, reunidos com o presidente da Câmara, Delegado Wilson Damasceno (PSDB) e com o vereador Maurício Roberto (PP) para a entrega de uma carta de proposta de "Irmanamento" entre a Costa do Marfim e Marília.

"Irmanamento" designa relações internacionais firmadas entre entes subnacionais, ou seja, aqueles que não representam o país como um todo, mas regiões dele, como províncias, estados ou municípios. Sua principal função é de promover a cooperação entre os municípios em diversas áreas como a cultura, educação, saúde, transportes, meio ambiente e desenvolvimento econômico.

A proposta partiu do embaixador do país, Silvestre Aka, que participou, recentemente, da 2ª Semana Acadêmica Africana da Unesp Marília. Durante o evento, o vereador Maurício Roberto, que representou a Câmara de Marília, entregou o título de "Hospede ilustre do Município", ao embaixador.

O vereador disse que é necessária a intervenção legislativa para que possa ser estabelecido o "Irmanamento", com a Costa do Marfim e outros países. "É preciso incentivar a criação de leis que facilitem a colaboração entre os países. A Costa do Marfim é um país em franca expansão comercial e educacional. Estão prestes a construir três novas universidades e podemos, só neste exemplo, exportar material de infraestrutura para estas edificações e muitos outros artigos e também, importar outros que necessitamos, caso sejam criados facilitadores comerciais para este relacionamento".

Para a professora Rosângela de Lima Vieira, do departamento de ciências políticas e econômicas da Unesp, a globalização também necessita de leis de incentivo. "Para concretizarmos a globalização precisamos criar facilitadores para o intercâmbio de mercadorias e de conhecimento. Exemplo disso, é que, os professores das futuras universidades da Costa do Marfim venham cursar pós-graduação aqui em Marília, no nosso campus da Unesp", disse.

Outra proposta, é a de se criar em Marília um comitê de fiscalização ao "Irmanamento".

Este trabalho serviria para fiscalizarmos se as regras estabelecidas pelas leis municipais, que deverão ser criadas, estão sendo cumpridas. Podemos oferecer nosso conhecimento e, em contrapartida, iniciarmos os trabalhos práticos de relacionamento internacional que aprendemos", afirmou Juan Orellana, aluno e diretor do centro acadêmico de relações internacionais "diplomata Sérgio Vieira de Mello", da Unesp.

Durante a reunião, foram entregues duas cartas de intenções de "Irmanamento" da Costa do Marfim. Uma endereçada ao presidente da Câmara, delegado Wilson Damasceno e outra ao vereador Maurício Roberto. "Ficamos muito contentes com a presença do embaixador da Costa do Marfim, que esteve em Marília, e também, com esta proposta de "Irmanamento" que ele nos envia agora. Acredito que todos os vereadores, ao tomarem conhecimento deste projeto irão ser favoráveis a criação de leis que facilitem as tratativas deste intercâmbio comercial e cultural entre Marília e uma cidade da Costa do Marfim", disse Damasceno.

Marília já é cidade-irmã do município japonês, Higashihiroshima. Este convênio foi oficializado em 1980, entre os prefeitos das duas cidades.