Morre ex-presidente da Câmara e professor Luiz Rossi

por admin publicado 06/09/2017 09h25, última modificação 17/11/2017 12h34
Aos 85 anos, Rossi deixa legado de trabalho e honestidade na vida pública

Faleceu no início da manhã desta quarta-feira, 6, o ex-presidente Câmara Municipal de Marília e professor Luiz Rossi.

Conhecido como "professor", Luiz Rossi nasceu em Palmares (SP), em 15 de novembro de 1931 e mudou-se para Marília em 1947, com 16 anos. Rossi trabalhou como lavrador, balconista de bar, garçom, padeiro, viajante e diretor de empresa, antes de se eleger vereador em Marília.

Participou ativamente dos movimentos estudantis e foi integrante do grupo que esteve em São Paulo, reivindicar cursos superiores para Marília e que resultou na instalação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília.

Luiz Rossi também foi um dos fundadores do grupo Estudantil de Teatro Amador de Marília - Getam e instalou em Marília a "Campanha  Nacional de Alimentação Escolar" que deu origem à  "Merenda Escolar". Também foi industrial do ramo de alimentação, atuando na Fábrica de Biscoitos Xereta.

Luiz Rossi foi vereador por três legislaturas, de 1969 a 1973; de 1973 a 1977 e de 1983 a 1988. Neste período, exerceu e integrou diversas Comissões Permanentes do Legislativo, foi eleito para o cargo de 1º Secretário no período de  1º de fevereiro de 1970 a 30 de janeiro de 1972 e ocupou o cargo de Presidente da Câmara de 31 de janeiro de 1973 a 31 de janeiro de 1975.

O ex- vereador recebeu dezenas de diplomas de Honra ao Mérito, de diversas instituições, clubes, entidades e associações e recebeu também o título de "Cidadão Mariliense", através do Projeto Decreto Legislativo nº 14, de 1º de setembro de 1998, aprovado por unanimidade, que deu origem ao Decreto Legislativo nº 173, de 2 de setembro de 1998.

Rossi ocupou ainda o cargo de Secretário de Administração Municipal por vários mandatos e finalizou sua atuação política, de mais de 45 anos, como Presidente da Endurb.

Em 14 de fevereiro de 2014, lançou o livro de sua autoria, intitulado "De Luxento A Caipira, Uma Viagem Inesquecível".

Luiz Rossi passava por tratamento médico, desde o início do ano, quando foi submetido a uma intervenção cirúrgica na cabeça. Nos últimos dias o quadro se agravou e o ex-presidente da Câmara, Luiz Rossi, faleceu na UTI da Santa Casa de Marília, na manhã desta quarta-feira, 6.

O corpo de Luiz Rossi será velado no Salão Nobre do Velório Municipal, a partir das 10h 30 e o sepultamento está marcado para as 17h 45.

Luiz Rossi era casado com Wilma Rossi, com quem teve uma filha, Adriana Rossi.