Livro ‘Marília, feitos e festas’ enfatiza beleza da cidade, resume Rosalina Tanuri Zaninotto

por admin publicado 07/01/2016 10h59, última modificação 17/11/2017 12h31
 Autoridades, convidados, intelectuais e familiares prestigiaram no dia 23 de dezembro o lançamento do terceiro livro da professora e historiadora Rosalina Tanuri Zaninotto, com solenidade e tarde de autógrafo realizadas na sala Nassib Cury, na sede do Poder Legislativo de Marília. Conduzida pela Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara Municipal e da Cidade de Marília, a cerimônia de apresentação do livro ‘Marília, feitos e festas’ contou com as presenças dos vereadores Marcos Rezende (PSD), que na ocasião representou o presidente Herval Rosa Seabra (PSB), José Expedito Capacete (PDT), presidente da Comissão dos Registros Históricos, Cícero do Ceasa (PT) e José Bassiga Goda (PHS).

“O livro ‘Marília, feitos e festas’ trata da beleza de nossa cidade, de como a cidade de Marília sabe receber as pessoas, sabe tomar conta das nossas famílias, sabe dar a educação, a tão necessária educação, como sempre foi necessária”, sintetizou a escritora Rosalina Tanuri em entrevista à TV Câmara. Os artigos produzidos pela historiadoras, e publicados pela imprensa de Marília antes de ganharem corpo na coletânea publicada pela Comissão dos Registros Históricos, foram agrupados nos núcleos ‘Coisas Nossas’, ‘Festas e Festejos’, ‘Festas Religiosas’, ‘Contos’ e ‘Gosto de Saudades’. As páginas concentram ilustrações com imagens e fragmentos históricos. O livro, que recebeu apoio cultural do banco Bradesco, através do presidente e Cidadão Benemérito de Marília, Luiz Carlos Trabuco Cappi (ex-aluno da professora Rosalina), traz a fortuna crítica da historiadora.

Ao discursar em nome do presidente da Câmara, Herval Rosa Seabra, Marcos Rezende, vice-presidente do Poder Legislativo, enalteceu a forma como a historiadora Rosalina Tanuri retrata Marília para as atuais gerações, demonstrando em seus artigos todo o vigor de uma cidade consolidada. “Marília reúne a trajetória de muitas pessoas que colaboraram para o nosso crescimento, pessoas que transformaram esta localidade num município maravilhoso”, observou. Para Rezende, Rosalina Tanuri é um dos ícones de Marília, com sólida contribuição para a formação cultural e cidadã de toda população. “Um povo sem história, é um povo perdido”, concluiu. O vereador Capacete, presidente da Comissão dos Registros Históricos, parabenizou a professora Rosalina Tanuri Zaninotto e todos seus familiares. “Pudemos contar neste lançamento com as presenças de diversos familiares da escritora, inclusive filhos, e sentimos que com este lançamento os Registros Históricos concluíram mais um ano de trabalho preservando a história de nossa cidade para as atuais e futuras gerações”.

Público presente ao lançamento acompanhou um vídeo preparado especialmente para apresentar a trajetória da autora e recebeu um exemplar do livro ‘Marília, feitos e festas’. A autora Rosalina Tanuri Zaninotto fez questão de autografar os exemplares apresentados a ela pelos leitores.