Saúde Animal - José Luiz Queiroz quer Coordenadoria de Saúde Animal em Marília

por admin publicado 07/03/2017 16h28, última modificação 17/11/2017 12h33

O vereador José Luiz Queiroz (PSDB) apresentou na última sessão da Câmara (06) requerimento sugerindo ao Prefeito Municipal, Daniel Alonso, a criação de uma coordenadoria municipal de Saúde Animal ligada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Segundo explicou o edil, a área seria responsável pela gestão de assuntos específicos da causa, tais como adoção e posse responsáveis de animais domésticos, controle populacional, destinação digna para animais mortos, guarda (abrigo) de animais errantes saudáveis, resgate de animais envolvidos em acidentes de trânsito, dentre outras questões.

Embora sua atribuição seja o controle de doenças transmitidas por animais, atualmente o setor de Zoonoses, vinculado à secretaria de Saúde, é responsável por todas as questões que envolvem a causa animal. Por isso José Luiz Queiroz acredita que a criação de uma coordenadoria específica iria tornar mais eficiente a adoção de políticas públicasque visem a melhoria do bem estar animal.

"Esse novo setor passaria a cuidar dos animais saudáveis, demanda acumulada pela divisão de zoonoses. Será possível ampliar as ações de proteção, defesa e bem estar animal por meio de campanhas educativas de adoção e posse responsáveis, realização de parceiras público privadas visando a castração, além de uma melhor articulação entre todas as Entidades (ONGs), cuidadores, universidades e poder público que já realizam o trabalho de proteção animal no município", falou Queiroz.