Cacam recebe homenagem da Câmara

por admin publicado 07/08/2017 11h15, última modificação 17/11/2017 12h34
Ao completar o jubileu de prata (25 anos) a entidade foi homenageada pelos vereadores e ofereceu um jantar, em sua sede, logo após a cerimônia

O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente de Marília (Cacam) foi homenageado, nesta sexta-feira, 4, em sessão solene da Câmara Municipal de Marília, pelos 25 anos de serviços prestados.

O Requerimento Nº 498/2017, de autoria do presidente Wilson Damasceno, foi aprovado por unanimidade.

O Cacam, que já acolheu nestes 25 anos de existência, 3.357 crianças e adolescentes encaminhados pela justiça, é administrado desde 1996 pelo Rotary Club Marília de Dirceu e tem como presidente Hederaldo Joel Benetti.

O abrigo tem estrutura para atender 60 menores de zero até 17 anos e 11 meses e conta com berçário, brinquedoteca, sala de informática, sala de estudos, playground e salão de cabeleireiro.

São acolhidas pelo Cacam, crianças e adolescentes vítimas de maus tratos, violência física, negligência e abuso. Atualmente, 13 jovens estão abrigados sob os cuidados dos 21 funcionários do local.

Além de terem quartos distintos para meninos e meninas, cada quarto possui apenas quatro camas, atendendo às exigências do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Cacam também segue as normas de segurança do Corpo de Bombeiros.

Benetti recebeu o Diploma Comemorativo, em nome do Cacam e destacou que o trabalho e dedicação dos voluntários e presidentes antecessores foram fundamentais para que os trabalhos se mantivessem à altura das crianças e adolescentes acolhidos. "Esta homenagem é para todos os nossos ex-presidentes, funcionários, voluntários e até as pessoas que nos ajudam anonimamente. Continuamos em busca de melhores condições de acolhimento para nossas crianças e adolescentes. Esperamos poder continuar contando com a disposição e auxílio desses abnegados anjos de Deus", disse Benetti.

Representando a Câmara, o vereador José Luiz Queiroz destacou algumas pessoas que foram fundamentais para a entidade. "Seria impossível relacionar e agradecer a dedicação de cada um dos voluntários, colaboradores, funcionários, parceiros que passaram pelo Cacam, nesses 25 anos de história. Faço aqui uma saudação a todos, fazendo referência a primeira presidente da entidade, a professora Silvia Regina Rodrigues Correa e ao atual presidente, Hederaldo Joel Benetti. No início tivemos a participação ativado Dr. Jurandir Afonso Ferreira, que à época, era o Promotor da Vara da Infância e da Juventude de Marília", disse José Luiz.

O vereador lembrou ainda da contribuição e atuação do vice-prefeito Tato, no Cacam. "Hoje, temos como vice-prefeito o Tato, como é carinhosamente conhecido e que teve uma contribuição relevante em inúmeros serviços prestados para a entidade nesses anos. O trabalho realizado pelo Cacam renova as nossas esperanças na humanidade e também a esperança de que, é sim possível, construirmos uma sociedade mais justa e humana para as próximas gerações", finalizou Queiroz.

Em seu discurso, o prefeito Daniel Alonso elogiou a estrutura e os serviços da entidade. "Toda a estrutura física nos faz lembrar de uma escola muito bem cuidada, por uma diretoria muito exigente. Tive o prazer de conhecer o Cacam com minha esposa e neta. A verdade é que a forma que vocês recebem estas crianças e a responsabilidade e dedicação que, junto com a família do Rotary, acolhem essas crianças, é uma inspiração, acima de tudo, emocionante. Vocês motivam a solidariedade e no Cacam, muito mais que apenas uma escola bem estruturada, existe uma alma, existe uma essência de família", disse o prefeito.