Transporte Público - Primeiro Projeto de Lei apresentado por José Luiz Queiroz pede criação de linha para saúde

por admin publicado 09/02/2017 16h47, última modificação 17/11/2017 12h33

O vereador José Luiz Queiroz (PSDB) protocolou ontem (08) na secretaria da Câmara Municipal de Marília projeto de Lei que visa criar uma linha de ônibus exclusiva para percorrer os principais pontos da rede municipal de saúde. A propositura da matéria cumpre proposta feita pelo edil durante o período de campanha eleitoral.

A matéria sugere que o novo itinerário abranja a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), localizada na zona nNrte; UAS Santa Antonieta; Hospital das Clínicas, Ambulatório Mário Covas; Centro de Reabilitação Lucy Montoro; Hospital das Clínicas 3 (antigo Hospital São Francisco); CEO (Centro de Especialidades Odontológicas); PA (Pronto Atendimento) da zona sul; Santa Casa; Hospital Universitário; Policlínica e Hospital Materno Infantil.

"O objetivo da linha intersaúde é facilitar o deslocamento dos cidadãos, pois reduzirá o tempo de deslocamento das pessoas entre casa/trabalho e pontos de atendimento", disse o vereador. Outro ponto destacado por José Luiz é a grande procura de pacientes da região por atendimento médico em Marília. "Na maior parte dos casos, essas pessoas têm dificuldades para se deslocar na cidade. Por isso, a linha intersaúde irá facilitar o acesso aos hospitais e unidades de atendimento".

O Projeto prevê o prazo de 90 dias para que as empresas que prestam o serviço de transporte público na cidade façam as adequações nos itinerários e passem a disponibilizar a nova linha aos usuários. A criação de uma linha específica para saúde é inspirada na experiência de Curitiba (PR), que implantou a linha Inter Hospitais em 1997. Atualmente, o itinerário atende cerca de mil pessoas por dia, percorrendo 700 quilômetros em 36 viagens.

Tramitação

O vereador lembra que a matéria ainda precisa passar pelas comissões da Câmara. Se os pareceres forem favoráveis, a propositura será incluída na pauta da sessão camarária para votação.