Vereador Maurício Roberto apresentará requerimento que cria programa municipal de equoterapia

por admin publicado 09/02/2017 17h02, última modificação 17/11/2017 12h33

O vereador Maurício Roberto (PP) informou que, através de seu gabinete e assessoria parlamentar, estará elaborando e apresentando na Câmara Municipal de Marília requerimento para a criação do programa municipal de equoterapia. A iniciativa de êxito realizada pelo quartel do 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior - 9º BPM/I - que envolve os policiais que atuam no destacamento da cavalaria da corporação consiste na fonte de inspiração para a proposta de Maurício Roberto. Liderança comunitária junto às famílias da zona Norte, Maurício Roberto é membro da Polícia Militar e sempre acompanhou a atividade de equoterapia mantida pelo quartel. "Sabemos os amplos resultados alcançados e o quanto esta atividade proporciona benefícios para quem é atendido. Além disso, sabemos que muitas pessoas aguardam uma oportunidade para participar da equoterapia, pois existe uma fila de espera para novas vagas do projeto", comentou. Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e ou necessidades especiais. "Atualmente, a equoterapia no quartel da Polícia Militar atende o limite máximo de 14 pessoas e há uma lista de espera com cerca de 60 pessoas. O tratamento é longo, podendo chegar a um ano de atividade. Enquanto isso, o paciente da lista de espera aguarda sua oportunidade. A equoterapia é de suma importância para alguns pacientes, como os portadores de autismo e esclerose", considerou. O requerimento do vereador solicita a criação de um centro municipal para o desenvolvimento da equoterapia. "Esta demanda da lista de espera, em princípio com o centro municipal, deverá ser zerada imediatamente", disse.