Lei de Marcos Rezende cria o Conselho da Ciência e abre caminho para Parque Tecnológico

por admin publicado 09/04/2015 10h07, última modificação 17/11/2017 12h29

O vice-presidente da Câmara de Marília, vereador Marcos Rezende (PSD) é autor do projeto que criou a Lei 7.677, de 13 de outubro de 2014. A lei criou o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Marília, o Comciti. Segundo explicou Rezende, o conselho consiste em mais um passo para a conquista do Parque Tecnológico de Marília. “Parques tecnológicos são ambientes de desenvolvimento de tecnologia conforme as vocações de suas regiões. Atualmente existem parques em São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Piracicaba, Santos, São Carlos, entre outros municípios economicamente ativos, como Rio Preto”, explicou. O reconhecimento de uma região como Parque Tecnológico ocorre a partir de uma série de requisitos, muitos dos quais já presentes em Marília. O certificado é emitido pelo governo do Estado de São Paulo após análises.

A primeira reunião do Comciti aconteceu na última quarta-feira, no auditório do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), na rua Araraquara, e contou com as presenças do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cássio Luiz Pinto Júnior, o Cassinho, diretor regional do Ciesp, Flávio Peres, de representantes das universidades de Marília e do vereador Marcos Rezende, que representou o Poder Legislativo e o deputado federal Walter Ihoshi (PSD). “São objetivos do conselho formular, propor, avaliar e fiscalizar ações e políticas públicas de desenvolvimento técnico-científico a partir de iniciativas governamentais ou em parceria com agentes privados, sempre preservando o interesse público”, salientou o vice-presidente da Câmara de Marília.

A partir de agora será composto um regimento interno, que será analisado e aprovado pelos representantes das universidades e escolas técnicas da cidade. Após a aprovação do regimento, haverá a composição do conselho. A entidade também terá como tarefa fomentar o sistema local de inovação, dialogando com instituições de ensino, com a pesquisa e a classe produtiva. “A partir do Comciti, por exemplo, será possível obter recursos para o financiamento de pesquisas científicas e estudos junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação”, concluiu o vereador Marcos Rezende.