Entrada do Teatro Municipal vai abrigar homenagem ao maestro Jorge Galati

por admin publicado 09/05/2017 17h05, última modificação 17/11/2017 12h34

A batuta utilizada pelo maestro Jorge Galati, um dos precursores do ensino musical em Marília, jornalista e compositor de 400 músicas, ficará exposta em moldura no hall de entrada do Teatro Municipal 'Waldir Silveira Mello'. Galati é autor do clássico 'Saudades de Matão', que tem letra do cantor Raul Torres - um dos maiores nomes da música caipira, e foi homenageado durante a 32ª Noite dos Pioneiros, promovida pela Comissão dos Registros Históricos da Câmara Municipal e Cidade de Marília em 28 de abril. O evento encerrou as comemorações do 88º aniversário da cidade.

A batuta de Jorge Galati, que ele utilizava para reger as orquestras e bandas de Marília, foi doada ao patrimônio municipal pela família Galati. Familiares do compositor, incluindo os netos Daercio Galati, professor Sérgio Galati e professora Zelinda Tognoli Galati Moneta prestigiaram a cerimônia de descerramento do quadro com a homenagem ao maestro.

A 32ª Noite dos Pioneiros marcou o retorno do evento para o teatro municipal, que passou por reformas e foi inaugurado no ano passado. Até então as apresentações dos espetáculos temáticos da Noite dos Pioneiros - que sempre concentra música, danças e teatro - vinham sendo realizadas no auditório do colégio particular Sagrado Coração de Jesus. O maestro Galati, que desenvolveu intensa atividade cultural, jornalística, benemérita e educacional, adotou Marília como cidade de seu coração, conforme revelou os familiares. Além de compor 'Saudades de Matão', assinou outros grandes sucessos, incluindo a música do Hino a Marília. A letra do hino é de autoria de sua neta, escritora e professora Zelinda Galati Moneta.

"Quero dizer com extrema alegria, é com entusiasmo que venho a este evento pelo 9º ano. Trata-se de um trabalho de garimpo da história de Marília. É sempre muito emocionante. Cumprimento a comissão por dar vida a todo ano a este evento, a Noite dos Pioneiros", observou o presidente da Câmara Municipal de Marília, vereador Delegado Wilson Damasceno.

O presidente da Comissão Organizadora dos Registros Históricos, vereador Cícero da Silva (PV), que durante sua fala na 32ª Noite dos Pioneiros citou todos os membros integrantes da comissão, classificou como altamente significativa a presença da família Galati, representada pelos netos, bisnetos e sobrinhos do compositor da valsa 'Saudades de Matão'. "É um marco para o teatro municipal, uma grande honra abrigar a batuta do maestro Galati, eternizando a sua dedicação à cultura de Marília", afirmou.