Registros Históricos doam exemplares do livro ‘Marília, feitos e festas’ para escolas municipais

por admin publicado 09/06/2016 10h06, última modificação 17/11/2017 12h33

A Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara Municipal e da Cidade de Marília doou na terça-feira, dia 7, 56 exemplares do livro 'Marília, feitos e festas', que reúne crônicas e artigos da professora Rosalina Tanuri Zaninotto. A obra, organizada pela Comissão dos Registros Históricos e lançada pela escritora no ano passado, reúne mais de 90 textos que resgatam os aspectos culturais e históricos de Marília.

Os exemplares foram doados para a Secretaria Municipal da Educação de Marília, que fará a distribuição do livro para as unidades de ensino. A solenidade de doação, realizada no auditório da Secretaria Municipal da Educação, contou com as presenças de membros da Comissão Organizadora dos Registros Históricos, diretores de escola, educadores, secretária municipal da Educação Fátima Gatti e vereadores Sônia Tonin (PSC), José Bassiga Goda (PHS) e José Expedito Capacete (DEM).

"O livro é belíssimo, traz particularidades e peculiaridades da história de Marília", destacou Sônia Tonin, que é diretora de escola da rede municipal de ensino. "Com certeza, através do livro 'Marília, feitos e feitas', a educação irá agregar à história do nosso município junto aos nossos alunos. O livro apresentas fatos que marcaram a trajetória do nosso município. Marília foi berço de acontecimentos importantes não apenas para a cidade, mas para todo o Estado de São Paulo e até mesmo o Brasil. Cada professor, de posse desta literatura, vai poder planejar aulas que vão mostrar para o aluno uma faceta diferente de nossa cidade", contextualizou Sônia Tonin.

O presidente da Comissão Organizadora dos Registros Históricos, José Expedito Capacete, agradeceu à sensibilidade da secretária municipal da Educação, professora Fátima Gatti, que abriu as portas das escolas municipais para a inclusão do livro da professora Rosalina em sala de aula. "É o terceiro livro da professora Rosalina, uma obra que teve o apoio do banco Bradesco, então, esta entrega simbólica consiste num momento de felicidade", observou Capacete. O vereador informou que os exemplares também serão entregues para escolas da rede estadual e da rede particular.

A escritora Rosalina Tanuri não pôde estar presente à solenidade, mas solicitou à bibliotecária Wilza Aurora Matos, servidora da Câmara Municipal de Marília e membro da Comissão dos Registros Históricos, a representasse. "Acompanhei as crônicas que foram produzidas pela professora Rosalina. São frutos de muitas pesquisas, conversando com muitas pessoas a dona Rosalina escreveu estas crônicas, recolhendo histórias de famílias, fotos em álbuns de família, sempre vinculando o momento da cidade, sempre contextualizando as crônicas. Então, trata-se de um material muito rico que tenho a certeza que, nas mãos de vocês, educadores, vai se transformar em conhecimento para os alunos", salientou.

O vereador José Bassiga Goda (PHS) ressaltou que a obra da professora Rosalina Tanuri resgata a trajetória da cidade. "Primeiramente quero parabenizar toda a Comissão dos Registros Históricos e a professora Rosalina. 'Marília, feitos e festas' resgata os acontecimentos da cidade e isso, tenho certeza, será de grande importância para as crianças da rede municipal, que terão oportunidade de conhecer o passado de nossa cidade", afirmou.