Com presença da autora do Hino de Marília, presidência apresenta membros de comissão

por admin publicado 10/01/2017 17h01, última modificação 17/11/2017 12h33

O presidente da Câmara Municipal de Marília, vereador Delegado Wilson Damasceno (PSDB), apresentou na tarde desta terça-feira, dia 10, os membros da Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara Municipal e da Cidade de Marília. A solenidade aconteceu na sala Nasib Cury, no térreo do prédio do Poder Legislativo, com as presenças dos vereadores José Luiz Queiroz (PSDB), Evandro Galete (PTN), João do Bar (PHS) e Professora Daniela (PR). O novo presidente do comitê, o vereador Cícero da Silva (PV), destacou a emoção e a honra de assumir a função. A cerimônia foi prestigiada por uma ilustre mariliense, a professora Zelinda Tognoli Galati Moneta - ex-delegada regional de Cultura - e autora da letra do Hino de Marília. A presença da professora Zelinda foi enaltecida pelo presidente Damasceno, que frisou sua grande admiração pela escritora.

"Hoje estamos dando continuidade ao trabalho iniciado em 1983 pelo então presidente desta Casa, o vereador Aldo Pedro Coneglian. No ano passado, o trabalho exercido pelo vereador José Expedito Capacete na condução da Comissão dos Registros Históricos foi brilhante, entrevistando pessoas que fazem muito por Marília e imagino que esta Comissão tem tudo para dar continuidade ao trabalho. Com o apoio da TV Câmara, a Comissão irá continuar entrevistando as pessoas que estão trabalhando pela nossa cidade e familiares daqueles que já contribuíram pelo desenvolvimento de Marília", destacou. Os membros da Comissão dos Registros Históricos desenvolvem atividades de modo voluntário e, entre as ações, constam a organização da Noite dos Pioneiros e a coleta de depoimentos em projeto de preservação da história oral de Marília. Desde o começo do mês a comissão é presidida pelo vereador Cícero da Silva e composta pelos seguintes membros: Antônio Martinelli, Carla Farinazzi, Ivan Evangelista Júnior, João de Almeida, José Luiz de Oliveira Lyrio, Lourdes Marcelino Machado, Luiz Arnaldo Cunha de Azevedo, Maria Cristina Cruz de Rezende Paoliello, Paulo César Colombera, Rosalina Tanuri Zaninotto, Sirley Guarezzi, Wilson Matos e Wilza Aurora Matos Teixeira. Damasceno comentou que ficou amplamente feliz com a presença da escritora autora do Hino de Marília, professora Zelinda Tognoli Galati Moneta. "Nas sessões solenes da Câmara Municipal, desde o meu primeiro mandato, tenho a alegria de cantar o nosso hino. Nesta tarde, com a presença da professora Zelinda, tive a oportunidade de dizer pessoalmente o quanto admiro seu trabalho e o quanto sou fã dela", afirmou.

Neta do maestro e compositor Jorge Galatti - autor de mais de 400 composições, entre elas o clássico 'Saudades de Matão' - a professora Zelinda contou como surgiu a letra do Hino de Marília - cuja música é do seu avô. "Quando minha filha nasceu, meu avô me deu de presente uma partitura manuscrita da música 'Canção da Cidade'. Na década de 1980, o então vereador Aldo Coneglian que procurou dizendo que Marília precisava de um hino. Mencionei a 'Canção da Cidade', do meu avô. Porém, o vereador disse que a música precisaria de uma letra. Então, fui até o campus da Unesp onde lecionava e, naquela época, dava para observar bem os vales e a natureza da nossa cidade. Assim, sentada à sombra de uma árvore, sozinha, comecei a pensar nas coisas de Marília e a letra foi surgindo", disse.

História preservada

O novo presidente da Comissão dos Registros Históricos, Cícero da Silva, comentou que ficou imensamente honrado com a nomeação, principalmente por poder contribuir para os projetos e atividades que preservam a história de Marília e sua população. "Tudo é passageiro, mas a história fica e permanece. Uma das coisas que me deixaram felizes nesta Casa foi conhecer a história de pessoas abnegadas que desde o nascimento de Marília contribuíram por esta cidade. A convite do presidente Delegado Damasceno, assumi a presidência da Comissão e isso nos dá um grau de responsabilidade. Espero poder aprender ainda mais e junto com os membros aperfeiçoar ainda mais alguns aspectos, resgatar mais histórias de pessoas que ajudaram Marília e que possamos levar toda esta história para a nossas escolas", disse.

O vereador João do Bar destacou que preservar a história de Marília é a função primordial da comissão e parabenizou todos os membros nomeados pelo presidente Damasceno. "É uma iniciativa que merece ser bem cuidada e o vereador Cícero da Silva irá realizar um excelente trabalho", comentou.

A vereadora professora Daniela parabenizou os membros da Comissão, ressaltando o trabalho voluntário dos integrantes, e afirmando que tanto estudantes, como toda a comunidade encontram na Câmara um acervo essencial que preserva toda a nossa história. "Muitos trabalhos podem ser desenvolvidos, não apenas para os estudantes, mas para toda a comunidade. Como diretora de escola que sou tenho por dever de iniciar um trabalho para vivermos e revivermos as histórias de Marília", contextualizou a vereadora.

Na opinião do vereador José Luiz Queiroz a Comissão dos Registros Históricos tem papel de alicerçar a formação das novas gerações. "Acredito que não construímos o futuro, sem conhecermos o passado. E a Comissão tem justamente esta função: a de manter viva a nossa história. Conhecendo a história da cidade poderemos encontrar soluções para Marília de uma forma mais prática. É fundamental as pessoas passarem suas vivências e experiências para que não se percam, pois trata-se de um patrimônio da cidade de Marília. Tenho certeza que o vereador Cícero fará um belo trabalho". disse. Na próxima semana a Comissão irá se reunir para traçar os projetos de 2017, entre eles a realização da próxima Noite dos Pioneiros.