Vereadores de Marília aprovam os projetos conclusos da ordem do dia

por admin publicado 10/02/2015 08h10, última modificação 17/11/2017 12h28

Seis parlamentares utilizaram o pequeno expediente e requerimento autorizou criação de comissão para analisar novo prédio para Câmara

Os seis projetos conclusos que estavam na ordem do dia da sessão ordinária de segunda-feira, dia 9 de fevereiro, foram aprovados de forma unânime pelos vereadores da Câmara Municipal de Marília. O plenário também aprovou 15 requerimentos que dependiam de discussão dos parlamentares. Entre estes documentos está o que cria uma comissão especial para realizar estudos para transferir o prédio do Poder Legislativo em um novo endereço. Requerimento é de autoria do vereador Luiz Eduardo Nardi (PR) e comissão poderá ser presidida pelo atual presidente do Legislativo, Herval Rosa Seabra (PSB). Durante o pequeno expediente, período após a votação dos requerimentos que antecede a ordem do dia, seis vereadores foram à tribuna: Marcos Rezende (PSD), José Menezes (PSL), Samuel da Farmácia (PR), Cícero do Ceasa (PT), Luiz Nardi (PR) e a vereadora Sônia Tonin (PSC).

O plenário aprovou em segunda discussão os projetos de Lei n.º 152/2014, de autoria de Samuel da Farmácia, que denominou Manoel Belo da Silva fonte no Jardim Santa Antonieta II e o de n.º 154/2014, de autoria da vereadora Sônia Tonin que obriga instalação de placa nas salas de atendimento de ginecologia e obstetrícia do SUS (Sistema Único de Saúde). A partir de agora, tais unidades de saúde precisam informar os seguintes dizeres: “Toda mulher tem direito a uma assistência digna e respeitosa durante a gravidez e o parto. Em caso de desrespeito, abusos e maus tratos durante o parto, denuncie à Ouvidoria Municipal ou ao Departamento Regional de Saúde de Marília”. Na mesma placa deve constar os números dos telefones dos órgãos responsáveis para o recebimento das denúncias.

Os projetos de Lei n.º 166/2014, de autoria do vereador José Menezes, concedendo título de utilidade pública para a Associação Comunitária Social Cultural Amanhecer de Marília, o de n.º 167/2014, do vereador José Expedito Capacete (PDT), que criou o Dia da Consciência Ecológica (22 de dezembro), e o de n.º 191/2014, do vereador Silvio Harada (PR), que incluiu na primeira semana de outubro a Semana de Prevenção às Doenças dos Idosos terminaram a sessão aprovados em primeira e segunda discussões.

Desta forma, todos serão encaminhados à sanção para se tornarem leis.

Antes do término da sessão ordinária, o presidente Herval Rosa Seabra convocou o plenário para sessão extraordinária e anunciou a realização de sessão solene na próxima sexta-feira, dia 13, que marcará o lançamento da Campanha da Fraternidade 2015. “É um ato importante, na verdade, uma tradição em nossa cidade que ocorre há vários anos, sempre com bastante convidados, uma presença maciça da população e com temas importantes”, ponderou Seabra. A sessão solene está programa para às 20 horas de sexta. Iniciativa da Igreja Católica e organizada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a Campanha da Fraternidade 2015 tem como tema ‘Fraternidade: Igreja e Sociedade’ e seu lema é ‘Eu vim para servir’.