Câmara Municipal de Marília tem 6 processos conclusos na ordem do dia desta segunda-feira

por admin publicado 10/04/2015 16h11, última modificação 17/11/2017 12h29
 Seis processos conclusos estão na ordem do dia da sessão da Câmara Municipal de Marília desta segunda-feira, dia 13 de abril. A pauta, divulgada nesta sexta-feira, dia 10, conta com 72 indicações e 72 requerimentos, incluindo os que dependem de discussão e aprovação do plenário. A ordem do dia começa logo após o pequeno expediente, que ocorre no período das 19h às 20 horas e quando os vereadores podem utilizar a tribuna do parlamento para apresentarem suas considerações.

Dos seis processos conclusos que formam a pauta, dois são de autoria da Prefeitura Municipal (projeto de Lei n.º 36/2015 e PL n.º 37/2015), um de autoria do vereador José Expedido Capacete (PDT) – o PL n.º 15/2015, um de autoria do vereador José Bassiga Goda (PHS), PL n.º 4/2015, um da vereadora Sônia Tonin (PSC), PL n.º 13/2015, e, fechando a votação, um de autoria do vereador Marcos Rezende (PSD), projeto de Lei n.º 30/2015.

O projeto de Lei n.º 36/2015, da administração municipal,  modifica a Lei n.º 6783, de 1º de julho de 2008, responsável pela criação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, conhecida pela CIST. De acordo com a justificativa apresentada pela Prefeitura, as principais alterações consistem na atualização da composição da comissão, passando a ser paritariamente formada por 36 membros, sendo 18 titulares e 18 suplentes.

Em seguida os vereadores analisam, em primeira discussão, matéria também de autoria da Prefeitura de Marília, o projeto de Lei n.º 37/2015. Projeto denomina rua Rosa Luíza de Jesus Prolongamento a rua localizada no residencial Jardim Macará, entre a divisa do loteamento Sítios de Recreio Santa Rosa até o fim do residencial Jardim Maracá. O projeto de autoria do vereador José Expedito Capacete (PDT), aprovado em primeira discussão na sessão ordinária anterior, volta à discussão nesta segunda. O PL 15/2015 quer criar em Marília programa de apoio às pessoas transplantadas. José Bassiga Goda (PHS) é autor da matéria seguinte, o projeto de Lei n.º 4/2015 quer incluir no calendário oficial do município o Dia do Educador Social, que passaria a ser celebram em 19 de setembro. A data é uma homenagem póstuma ao educador Paulo Freire (1921-1997). Freire, que se destacou por desenvolver um método de alfabetização abarcando uma formação social, nasceu em 19 de setembro 1921.

O projeto de Lei n.º 13/2015, da vereadora Sônia Tonin (PSC), que será votado como quinto item da ordem do dia, obriga a exibição nos cinemas de Marília, antes das sessões principais, mensagens educativas de combate à pedofilia e ao abuso sexual de crianças e adolescentes. A ordem do dia nesta segunda-feira termina com a votação em primeira discussão do projeto de Lei n.º 30/2015, do vereador Marcos Rezende (PSD). A matéria proíbe soltar pipas em vias e disciplina os locais para a prática esportiva. “Nossa intenção é oferecer segurança aos apreciadores de soltar pipas, direcionando os mesmos para locais adequados. As vias públicas oferecem inúmeros obstáculos e pela Lei Municipal n.º 7.678, de 13 de outubro de 2014, ficou instituída a criação do pipódromo, sendo este o local apropriado para soltar pipas”, explicou o vereador Marcos Rezende (PSD).

A sessão ordinária da Câmara de Marília é aberta ao público e começa a partir das 17 horas. Transmissões podem ser acompanhadas pela TV Câmara [Canal 21 NET/ Canal 25 NET], sinal aberto 61.3, pela internet www.camar.sp.gov.br/tv ou através da rádio Clube 1090 AM. O Legislativo de Marília fica na rua Bandeirantes, nº 25, (14) 2105-2000.