Vereador Capacete batalha para que a rede municipal amplie atividades da equoterapia

por admin publicado 10/05/2016 16h05, última modificação 17/11/2017 12h32

O vereador José Expedito Capacete (DEM) está trabalhando para que a rede municipal de saúde possa contar com um local específico para a prática da equitação terapêutica, a chamada equoterapia. "Estamos solicitando ao prefeito municipal Vinícius Camarinha, através do setor competente, informar se vem sendo desenvolvido estudos com objetivo de se criar no município um local específico para a prática da equoterapia, haja vista que, a atual demanda pelo atendimento é muito grande e no Batalhão da Polícia Militar não se consegue atender a todos os pacientes".

De acordo com Capacete, a equitação terapêutica consiste num método que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e com necessidades especiais. "Tais atividades devem ser desenvolvidas por equipe multiprofissional com atuação interdisciplinar, que envolva o maior número possível de áreas profissionais nos campos da saúde, educação e equitação", salientou.

Através da Polícia Militar, em Marília, o programa de equoterapia conta com apoio da Unesp, Apae e Espaço Potencial. "O atendimento é gratuito e realizado semanalmente, dentro do batalhão da corporação policial. A iniciativa conta com a participação de vários profissionais da saúde e policiais militares que atuam como voluntários do método terapêutico".