Marcos Rezende vai propor plano municipal para combater à violência contra os idosos

por admin publicado 11/01/2016 16h08, última modificação 17/11/2017 12h31
 O vereador Marcos Rezende (PSD) informou que apresentará neste ano na Câmara Municipal projeto de Lei para instituir em Marília plano municipal de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. “Apenas no Disque-Denúncia 100, mantido pelo Governo Federal, foram mais de 16 mil casos em 2015 envolvendo idosos em todo o território brasileiro. Deste total, 51,7% corresponderam a violência psicológica, quase 40% de abusos financeiros e mais de 26% de agressões físicas”, detalhou o vereador.

Rezende informou que, com base nos dados do IBGE, Marília possui mais de 40 mil pessoas com idade acima de 55 anos. “Isto corresponde a quase 20% da nossa população. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 12,5% da população brasileira tem idade superior a 60 anos, com uma tendência de crescimento acima da média mundial. Isto quer dizer que, enquanto a população mundial de idosos duplicará até 2050, a brasileira triplicará. Portanto, instituir de imediato um programa de enfrentamento à violência contra idoso significa prevenir, ou seja, estamos neste momento investindo na prevenção de situações que poderão se agravar com o tempo”.

Conforme dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, os idosos formam o segundo maior grupo de vítimas de agressões física, moral ou psicológica em todo o Brasil. “Precisamos colocar a sociedade de Marília em a para que estes casos não se repitam, pois a violência contra a pessoa idosa se manifesta de muitas formas e, na maioria das vezes, veladas”, disse. Rezende pretende propor projeto de Lei para que sejam levados de modo imediato até os canais públicos, como Conselho Municipal do Idoso, Ouvidoria da Prefeitura de Marília, Polícia Civil e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, as diferentes formas de violência contra a geração acima de 60 anos. “No âmbito das instituições, por exemplo, são frequentes as denúncias de impessoalidade, maus tratos e negligências. Nas famílias, abusos, discriminações e preconceitos, além de conflitos de gerações e desvios de aposentadorias envolvendo os aposentados”, afirmou.

Através do enfrentamento, definido por Lei municipal, ações preventivas poderão ser estabelecidas tanto no âmbito das instituições, quanto nas esferas familiares e residenciais. “Precisamos manter a política de proteção aos idosos bem delineada, integrando a sociedade civil e Poder Público”, disse.