Audiência Pública aborda gastos e repasses da Prefeitura

por admin publicado 11/10/2012 20h10, última modificação 17/11/2017 12h22
Os valores do segundo quadrimestre foram demonstrados durante audiência pública da SMF (Secretaria Municipal da Fazenda), realizada na manhã desta quinta-feira (11), na Câmara Municipal, em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal.

A apresentação contou com o titular da SMF, Gabriel Silva Ribeiro, e o diretor contábil-financeiro, Adelson Lelis da Silva. Pelo Legislativo, participaram os vereadores Benedito Donizeti Alves, José Expedito Capacete, e Yoshio Sérgio Takaoka (que presidiu a sessão). Já no plenário, estiveram presentes representantes da Matra (Marília Transparente), Observatório da Gestão Pública, além de aposentados e pensionistas municipais.

Durante a audiência foram observados os gastos com serviços essenciais e que têm arrecadação deficitária, tendo o município encaminhar recursos para a sua manutenção, como os Bombeiros. Nos quatro meses (maio a agosto), foram arrecadados com a TSB (Taxa de Serviços de Bombeiros) R$ 184.445,81, enquanto no mesmo período os custos foram de R$ 427.109,59, ou seja, 131,5% foram investidos pelo Município para manter a estrutura.

Apesar do avanço da Prefeitura em reduzir mais seus gastos e manter os serviços públicos aos munícipes com eficiência, a Municipalidade enfrenta dificuldades financeiras herdadas, que vem se acumulando desde 2008, e que o montante ultrapassa R$ 100 milhões.

Foi sinalizado durante a audiência que na transição do governo atual para o eleito a necessidade de se estabelecer pela nova administração reformas que contemplem a eficiência da máquina pública, que já vem sendo feita, para que a Prefeitura continue oferecendo serviços.