Câmara aprova projeto do presidente Herval que disciplina instalação de equipamentos esportivos

por admin publicado 12/04/2016 12h04, última modificação 17/11/2017 12h32

O plenário da Câmara Municipal de Marília aprovou segunda-feira, dia 11 de abril, o projeto de Lei n.º 34/2016, de autoria do vereador e presidente do Poder Legislativo, Herval Rosa Seabra (PSB). A matéria, que estava na pauta como objeto de deliberação, pretende estabelecer as diretrizes para a instalação de equipamentos esportivos e de lazer no âmbito das escolas da rede municipal de ensino. Agora o projeto entra no prazo de emenda, seguindo às comissões ao final deste período. Seabra compreende que é chegada a hora de reservar ao menos 5% dos aparelhos voltados para a prática de esportes e o lazer para o uso preferencial de estudantes com necessidades especiais. "A atividade esportiva e o lazer adaptado estimulam o desenvolvimento pessoal e social das crianças. Na vida cotidiano, as crianças com necessidades especiais estão acostumadas a transitar em uma sociedade construída sobre parâmetros normais. No entanto, muitas vezes tais parâmetros são as barreiras que elas precisam transpor diariamente. O esporte e o lazer possibilitam romper com os inconvenientes que essas barreiras acarretam. A prática de atividade física e de lazer também proporcionam a esses alunos o desenvolvimento de habilidades perceptivo-motoras, a coordenação e a oportunidade de testar seus limites e potencialidades, elevando assim sua autoestima", justificou. O presidente Herval Rosa Seabra entende ainda que é necessário que a escola, consciente de sua função, coloca-se à disposição do aluno, tornando-se um espaço inclusivo, destacou o presidente.