Plenário aprova moção de apoio do vereador Marcos Rezende à Coophomar

por admin publicado 12/04/2016 10h37, última modificação 17/11/2017 12h32

O plenário da Câmara Municipal de Marília aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 11, o requerimento n.º 665/2016, de autoria do vereador Marcos Rezende (PSD). O documento consiste em moção de apoio aos trabalhaodres e agriculturas familiares de Marília e à Cooperativa de Produtores Hortifruti de Marília, Coophomar. "Estamos reconhecendo o empenho e profissionalismo destes profissionais que estão exercendo importante trabalho para o abastecimento de alimentos, frutas, verduras e legumes, em Marília e região", comentou o parlamentar. O requerimento motivou vários vereadores a utilizar a tribuna no plenário, durante a sessão ordinária. Rezende lembrou que, no Brasil, a agricultura familiar teve expressivo crescimento no início dos anos de 1990, o que resultou na materialização da política pública de incentivo. "O Pronaf é uma destas políticas. Com aproximadamente 20 anos de existência, o Pronaf transformou a realidade de mais de 2,6 milhões de unidades familaires de produção, gerando renda e potencializando o uso da mão de obra familiar". A Coophomar, segundo explicou o vereador, em 2015 enregrou à Prefeitura Municipal de Marília 30% do total de produtos agrícolas presentes na merenda escolar e a meta para 2016 é corresponder a 50%. "Atualmente vivem na zona ural de Marília 10.400 pessoas", salientou. A cooperativa conta com 44 famílias e o objetivo da entidade é fortalecer a produção agrícola. "Em 2015 a Associação do Bairro Centro Mesquita, que havia sido reativada em 2013 com 18 agricultores familiares e cujo processo de formação foi elaborado nas dependências do Ceasa de Marília, se transformou na Coophomar e atualmente segue fornecendo os alimentos para a merenda escolar. Tudo graças ao PNAE, Programa Nacional de Alimentação Escolar, que tem o apoio da administração municipal", destacou o vereador na moção de apoio aprovada pelo Legislativo.