Por iniciativa de José Menezes, comunidade terapêutica é reconhecida de utilidade pública

por admin publicado 13/02/2015 11h05, última modificação 17/11/2017 12h28

A Câmara de Marília aprovou na última segunda-feira, dia 9, durante sessão ordinária, o projeto de Lei n.º 166/2014, de autoria do vereador José Menezes (PSL). A matéria reconheceu como entidade de utilidade pública a Associação Comunitária Social Cultural Amanhecer de Marília. Com quase dois anos de atividade, a comunidade terapêutica atua na recuperação de dependentes químicos. Instalada na rua dos Boiadeiros, n.º 405, no distrito de Padre Nóbrega, a entidade é presidida por Milca Duarte dos Santos e tem como coordenador de tratamento José Aparecido da Cruz. As duas lideranças estiveram na sessão do Poder Legislativo, momento em que foram saudados pelo vereador José Menezes. O edil informou que a casa de recuperação atende homens na faixa etária dos 18 aos 60 anos de idade. “Sua estrutura física oferece seis quartos e um terreno de 30 mil metros quadrados, contando com quatro campos de futebol, uma quadra poliesportiva, duas piscinas, refeitório, cozinha, local para reuniões e sala de atendimento médico, psicológico e terapêutico”, descreveu Menezes.

Na avaliação de José Aparecido da Cruz, coordenador de tratamento da casa de recuperação, o reconhecimento de utilidade pública significou uma grande vitória para a comunidade. “Encontramos algumas dificuldades desde o início dos nossos trabalhos, mas estamos vencendo e encontrando muita ajuda para continuarmos a busca pela recuperação de pessoas”, disse. Hoje a entidade acolhe 24 pessoas e o tempo mínimo para o tratamento é de nove meses. “Contudo, isso não significa que neste período a pessoa vai se recuperar. Se houver necessidade, há prorrogação na internação”, disse.