Vereadores votam 94 projetos de Lei, 17 projetos de Lei Complementar e 1.357 requerimentos no 1º semestre de 2015

por admin publicado 13/07/2015 09h15, última modificação 17/11/2017 12h30

Os vereadores da Câmara Municipal de Marília votaram no primeiro semestre deste ano 120 projetos, sendo 94 projetos de Lei, 17 projetos de Lei Complementar, 4 Decretos Legislativos, 4 projetos de Resolução e 1 proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município (LOM). O plenário votou 1.357 requerimentos e os 13 vereadores apresentaram nos primeiros seis meses do ano de 2015 um total de 1.553 indicações. A Mesa Diretora da Câmara foi responsável por apresentar sete matérias, sendo um projeto de Lei, três projetos de Lei Complementar e três projetos de Resolução.

O levantamento inclui matérias que foram votadas no período de 1º de janeiro de 2015 a 1º de julho de 2015. Nos seis primeiros meses do ano, 2.386 correspondências foram recebidas no Poder Legislativo de Marília, 6.832 ofícios foram encaminhados, 165 cartas de secretaria e 105 cartas da presidência, que desde o dia 1º de janeiro é exercida pelo vereador Herval Rosa Seabra (PSB). As 1.553 indicações envolveram obras e serviços e dos 1.357 requerimentos aprovados em plenário, 310 corresponderam a votos de pesar, 472 votos de congratulações e 575 solicitações de informações aos órgãos públicos. A sede do Poder Legislativo abrigou audiências públicas das Secretarias Municipais da Saúde, da Fazenda e para as composições das diretrizes orçamentárias para o exercício fiscal de 2016.

“A avaliação que fazemos do primeiro semestre é de uma agenda positiva, onde votamos projetos de extrema relevância para o desenvolvimento da comunidade mariliense. Encontramos soluções para assuntos estratégicos e a Câmara de Marília comprovou, mais uma vez, ser a Casa da Cidadania”, avaliou o presidente do Poder Legislativo, vereador Herval Rosa Seabra.

As sessões da Câmara, todas transmitidas ao vivo pela TV Câmara, retornam em agosto, logo na primeira segunda-feira do mês. Enquanto isso, o expediente no Poder Legislativo segue normal, com os vereadores mantendo atendimento em seus gabinetes. “O Legislativo de Marília é atuante e uma das Câmaras Municipais mais enxutas em termos de custeio”, observou Seabra. Comissões especiais, como a que vem elaborando o Código Zoossanitário de Marília, realizaram encontros e debates durante os primeiros seis meses do ano e, a partir de agosto, retomam os trabalhos. A Comissão de Registros Históricos, por sua vez, cumpriu intensa agenda de gravações para a preservação da história oral de Marília. Foram gravados depoimentos na sede do Poder Legislativo e também em residências de pioneiros, como os moradores dos distritos.