Semana da África é instituída através de projeto de Nardi

por admin publicado 13/09/2013 19h35, última modificação 17/11/2017 12h24
O Presidente da Câmara Municipal de Marília e vereador Luiz Eduardo Nardi, teve aprovação dos edis, na última sessão ordinária, em relação ao projeto de Lei de sua autoria que vai modificar a Lei nº 7217/10, referente a datas comemorativas e eventos do Município de Marília, instituindo no mês de maio, a Semana da África.

Vale destacar que o dia 25 de maio, conhecido como “Dia da África”, foi instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 1972, como dia da libertação africana.

O objetivo do projeto é fazer que durante esta semana que foi instituída como Semana da África, o Município de Marília possa promover ampla comemoração sobre o dia da África, bem como oferecer informações necessárias sobre o continente africano, objetivando aproximar a população no contexto histórico, especialmente a escola de âmbito público e particular, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Educação. Ainda, poderão ser desenvolvidas atividades artísticas e culturais, apresentando à população a contribuição dos africanos, e seus descendentes, para a formação histórica, social e cultural do Brasil.

Lembrando que o Brasil é um país que foi povoado por descendentes de várias nações, e que especialmente os africanos fazem parte integrar do povo brasileiro.

No dia da votação a Câmara recebeu no plenário alguns africanos que atualmente estão estudando em Marília, e que sentiram agraciados com o Projeto, são eles: Egor Vasco Borges, de Moçambique, aluno da pós-graduação em Ciências Sociais, Julio Antonio Apouto Té, de Guiné Bissau, aluno de pós-graduação em Ciências Sociais, Bernardo José A. Paralto, graduado em Ciências de Informações, de Guiné Bissau, Henriqueta Julio Quadé, de Guiné Bissau, cursando biblioteconomia e Dulcineia Domingos Sebastião, de Guiné Bissau, cursando biblioteconomia, e o Senhor Fernando Ferreira do Nascimento, brasileiro, e grande ativista da causa.