Vereadores recebem secretário estadual em entrega de caminhão à associação em Marília

por admin publicado 14/07/2017 09h21, última modificação 17/11/2017 12h34
Arnaldo Jardim reuniu produtores rurais, vereadores, secretários e o prefeito de Marília para entregar do veículo que irá proporcionar economia de R$ 100 mil por ano, à Coophomar

O Secretário Estadual da Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, realizou na tarde desta quinta-feira, 13, a entrega de um caminhão furgão para o transporte de olerícolas - hortaliças - no valor de R$ 190 mil e que deverá ser utilizado pela Cooperativa dos Produtores de Hortifruti de Marília (Coophomar). A cooperativa estima que o custo anual com o serviço de transporte dos produtos agrícolas era de R$ 100 mil.

A solenidade de entrega, realizada no Ceagesp de Marília, contou com a presença dos vereadores Luiz Eduardo Nardi (PR), representando a presidência da Câmara, Cícero da Silva (PV), Evandro Galete (PODEMOS) e João do Bar (PHS), todos possuem importantes serviços prestados e forte base eleitoral entre os produtores agrícolas. Também participaram o prefeito Daniel Alonso (PSDB) e secretários municipais.

Arnaldo Jardim afirmou que "o bom relacionamento do prefeito Daniel Alonso com o governador Alckmin facilita os investimentos estaduais na cidade". Segundo o secretário estadual de agricultura, o caminhão irá estimular o trabalho em grupo. "Individualmente, nossos produtores teriam dificuldades de sobreviver e de agregar valor ao seu produto. Vendendo em conjunto, eles têm uma condição de negociação muito mais favorável. O caminhão é climatizado e garante a entrega de um produto com melhor qualidade. Isso é só o início para uma associação que tem dado exemplos positivos, no sentido de que outras iniciativas surgirão", disse Jardim.

Marília é a única cidade que recebeu o veículo, proveniente do Programa Microbacia II, do Governo do Estado, conduzido pela Secretaria da Agricultura. Estima-se que 80 agricultores familiares associados serão beneficiados com a doação deste caminhão furgão à Coophomar.

O vereador Luiz Eduardo Nardi, amigo pessoal do secretário estadual, destacou a importância da aproximação dos governos municipal e estadual." Estou particularmente feliz em reencontrar um amigo que tenho desde 1983 e mais feliz ainda em receber esta importante conquista para Marília, do prefeito Daniel, junto ao governo do estado e com total apoio da Câmara dos vereadores. Este caminhão será de grande valia para que nossos produtores possam trazer seus produtos para o Ceasa e para a cidade. É uma conquista que aproxima Marília da secretaria de agricultura e do governo do estado de São Paulo.

Em seu discurso, o prefeito Daniel Alonso lembrou que a cidade tem tradição no setor de agronegócios. "Marília é uma cidade vocacionada para a indústria, para o comércio, para os serviços e principalmente para o agronegócio. Terra fértil, clima bom, principalmente para a produção de hortifrúti. Marília que já foi a terra do algodão, a terra do café, hoje tem o setor do agronegócio diversificado. São 17 mil pessoas que moram e trabalham na área rural de Marília e região. A associação começou com oito famílias e hoje são mais de 70 e vão ser muito mais", disse Alonso.

Odracyr de Oliveira Capponi, secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento afirmou que a Associação Rural Bairro Centro Mesquita foi reativada para atender aos produtores. "A associação estava desativada e conseguimos a sua reativação, com uma nova diretoria, em 2014 e enviamos este projeto (aquisição do caminhão) para a secretaria estadual. Em 2015 transformamos a associação em cooperativa de produtores de Marília. À época, havia 15 pessoas na associação e hoje temos 73 famílias, que estão sendo beneficiadas hoje. Este caminhão irá proporcionar uma economia de R$ 10 mil por mês", concluiu Cappone.

A Câmara de Marília, representada pelos vereadores Nardi, Cícero, Evandro Galete e João do Bar, concedeu ao secretário estadual da agricultura, Arnaldo Jardim, o título de `Visitante Ilustre´ da cidade.