Vereadora Professora Daniela defende o retorno dos cobradores nos ônibus do transporte urbano

por admin publicado 15/02/2017 09h44, última modificação 17/11/2017 12h33

A vereadora Professora Daniela (PR) é autora de requerimento que solicita informações ao governo municipal sobre a ausência dos cobradores. Tradicionalmente, os cobradores sempre cooperaram de modo eficiente com o transporte coletivo em Marília. Contudo, nos últimos dois anos, este profissional simplesmente deixou de estar presente nos ônibus das duas empresas concessionárias que prestam o transporte urbano em Marília.

"Sem a presença do cobrador, a qualidade do serviço prestado pelas duas concessionárias do transporte público em nossa cidade caiu de modo surpreendente", constatou a Professora Daniela. A parlamentar comentou que, desde que decidiram pela saída dos cobradores, a população de Marília, principalmente os mais idosos e os deficientes físicos, sentiu o prejuízo e os motoristas, por sua vez, acabaram tendo que assumir esta função em sua rotina de trabalho.

"Hoje quem recebe, dá o troco e resolve qualquer tipo de situação que surgir dentro de um ônibus são os próprios motoristas. Esta sobrecarga de trabalho, precariza o próprio trabalho do motorista que, desde então, precisa se preocupar com mais de uma tarefa no exercício da direção".

A vereadora reivindica informações oficiais sobre os reais motivos que levaram as concessionárias a abolir a presença dos cobradores e quer saber porque a  Prefeitura Municipal permitiu que tal situação ocorresse. "Enquanto concessionárias de serviços públicos, estas empresas precisam priorizar a qualidade no atendimento. O governo municipal, por sua vez, precisa intervir de modo duro para que nossa população não sofra assim". Irregularidade nos horários das linhas, desorientação nos ônibus e insegurança são as queixas dos usuários após a saída dos cobradores. "O cobrador acabava tendo uma função auxiliadora aos usuários do transporte coletivo, agora este auxílio não pode ser feito pelos motoristas que já estão sobrecarregados em receber a passagem, dar troco correto e dirigir", disse.