Plenário aprova requerimento do vereador Marcos Rezende em apoio aos Amigos do COM

por admin publicado 15/03/2016 15h03, última modificação 17/11/2017 12h32

O plenário da Câmara Municipal de Marília aprovou na última segunda-feira, dia 14 de março, o requerimento n.º 440/2016, de autoria do vereador e vice-presidente do Poder Legislativo, Marcos Rezende (PSD), onde solicita ao Ministério da Saúde ampliação nos repasses destinados ao custeio de operações reparadoras realizadas pelo Centro de Oncologia de Marília (COM), mantido pela Santa Casa de Misericórida de Marília.

O requerimento surgiu após pedido apresentado em sessão anterior pelas voluntárias e voluntários Amigos do COM. "A Santa Casa de Marília presta um importante serviço aos usuários do Sistema Único de Saúde de Marília e região, sendo que em 2015 o hospital acumulou extrateto na ordem de R$ 3,5 milhões devido à produção realizada e não paga pelo gestor por falta de teto financeiro, em especial a atendimentos oncológicos. Diante desta circunstância, estou solicitando ao ministro da Saúde, doutor Marcelo Costa e Castro informar sobre a possibilidade de se envidar esforços e dar andamento ao procedimento protocolado pelo Centro Oncológico de Marília, autorizando a concessão de aumento do montante dos valores repassados à Santa Casa de Marília", afirmou. Integrantes do grupo Amigos do COM acomparanharam a votação do requerimento, que, inclusive motivou a participação de vários vereadores na tribuna, que fizeram diversas observações com relação à saúde pública em Marília.

De acordo com o vereador Marcos Rezende, atualmente, para atender a comunidade de Marília, a Santa Casa de Misericórdia dispõe de 204 leitos de internação, 8 leitos na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) e 19 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, sendo que 7 leitos são específicos para a UTI cardiológica. "O hospital conta ainda com centro cirúrgico composto por 10 salas cirúrgicas e 12 leitos de recuperação pós-anestésica", informou.