Presidente Damasceno comunica a ampliação do Mais Médicos após audiência no Distrito Federal

por admin publicado 15/03/2017 17h45, última modificação 17/11/2017 12h33

Ampliação do SUS na atenção básica e de média e alta complexidade também foi assunto do encontro com o ministro da Saúde Ricardo Barros

O presidente da Câmara Municipal de Marília, Delegado Wilson Damasceno (PSDB), informou que, após audiência do Município no Ministério da Saúde, com o ministro Ricardo Barros e sua equipe, Marília ampliará em 5 vezes a presença de médicos do programa Mais Médicos. Iniciativa do governo federal mantém dois médicos na cidade e, com a ida do prefeito Daniel Alonso (PSDB) ao Ministério da Saúde, em Brasília, governo federal autorizou elevar para 10 a quantidade de profissionais da medicina no atendimento à população. Damasceno e o vereador Maurício Roberto representaram o Legislativo na audiência. Pelo Executivo, além do prefeito Daniel, estiveram presentes a secretária municipal da Saúde, Kátia Santana.

"A audiência foi realizada por interlocução do chefe do escritório regional da presidência da República em São Paulo, Arlon Viana, em continuidade à primeira reunião que tivemos com ele recentemente", informou Damasceno. O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Rogério Abdalla, que participou do encontro em Brasília, autorizou novas vagas do Mais Médicos para Marília. Parte de um esforço do governo federal para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, o programa amplia a presença de médicos nas cidades para combater o déficit de profissionais da medicina no país. "É algo muito importante para nossa cidade, passaremos a contar com 10 médicos do programa. Embora poderíamos contar com 4 médicos, a rede dispõe apenas de dois e o Ministério da Saúde nos autorizou a receber 10".

Outra boa notícia está relacionada à ampliação do número de vagas no curso de Medicina da Universidade de Marília (Unimar). Presentes ao encontro, a diretora do Hospital Universitário Márcia Mesquita Serva Reis e o reitor da Unimar Márcio Mesquita Serva observaram que esta permissão significará, não só para Marília e região, mas para o Brasil, mais oportunidades para ingresso de universitários na formação em Medicina.

"O ministro Barros e sua equipe se propuseram a dar o encaminhamento aos pedidos apresentados com relação à ampliação dos convênios SUS em Marília, tanto na área de atenção básica, quanto na média e alta complexidade. Observamos que o Ministério da Saúde está disposto a cooperar para que Marília tenha uma rede SUS fortalecida, justamente para que a cidade possa assegurar atendimento mais ágil à atenção básica, mas também no que se refere à média e alta complexidade", frisou Damasceno.

O presidente do Legislativo ressaltou ainda que a saúde é a grande preocupação da Câmara Municipal e prioridade do Poder Executivo, através da gestão do prefeito de Marília, Daniel Alonso. "Estamos buscando recursos para esta área, esta é uma tarefa constante: melhorar cada dia mais o atendimento da saúde da nossa população. Este é o nosso objetivo maior". Damasceno ressaltou também que, para conseguir a audiência em Brasília, houve empenho e esforços do advogado mariliense João Carlos Pereira.