Presidente da Câmara participa da conquista de convênio no valor de R$ 885 mil para Marília

por admin publicado 16/08/2017 17h39, última modificação 17/11/2017 12h34
O governador Geraldo Alkmin atendeu à solicitação feita, no início do ano, pelo presidente da Câmara, delegado Damasceno e a cidade irá participar de programa estadual de melhoria no trânsito

O presidente da Câmara, Wilson Damasceno (PSDB) participou, nesta terça-feira, 14, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, da cerimônia de assinatura que garante a adesão de Marília ao programa estadual "Movimento Paulista de Segurança no Trânsito".

Este convênio irá direcionar ao município R$ 885 mil que deverão ser investidos em ações para segurança no transito em Marília.

A cerimônia contou também com a presença do prefeito de Marília, Daniel Alonso (PSDB) e do governador do estado, Geraldo Alckmin (PSDB). "Aquele que cometeu infração, pegamos o dinheiro da multa e investimos para promover a segurança no trânsito", comentou o governador sobre a fonte de recurso das parcerias do Movimento Paulista de Segurança no Transito. O apoio financeiro é todo proveniente do valor arrecadado com multas aplicadas pelo Detran-SP, que será revertido para a realização de obras e ações que salvem vidas. "Localizamos onde acontecem os acidentes e realizamos ali uma ação", disse Alckmin.

Com o convênio, o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) vai destinar mais de R$ 3 milhões para as prefeituras utilizarem em ações de segurança no trânsito. Juntas, as cidades têm 575 mil habitantes.

O presidente da Câmara de Marília, Wilson Damasceno ressaltou o bom relacionamento do governador com as lideranças políticas de Marília. "Essa é uma grande conquista de Marília, que nós temos que enaltecer e agradecer ao governador Geraldo Alckmin, por ter aceitado este pleito nosso. No início do ano estivemos no Palácio dos Bandeirantes solicitando este recurso e o governador incluiu Marília no programa. Posteriormente, em cerimônia que anunciou os municípios contemplados com este projeto, que visa a melhoria do trânsito e a redução de acidentes, o governador Alckmin pediu ao prefeito Daniel que falasse em nome de todas estas cidades contempladas. Isso, pela amizade que tem com o prefeito. Agora, ele nos chamou e chamou o prefeito Daniel novamente para que estivéssemos juntos para a assinatura do convênio que viabilizará a destinação deste recurso à Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília) para a melhoria da mobilidade da população", afirmou Damasceno.

Neste ano, ao todo, serão destinados R$ 100 milhões para 52 municípios. Na primeira fase do programa, em 2016, 15 cidades receberam o total de R$ 10,5 milhões. Com as novas adesões deste ano, o programa chegará a 67 municípios que abrigam 71% da população do Estado.

O Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, tem como principal objetivo reduzir pela metade os óbitos no trânsito no Estado até 2020. Inspirado na "Década de Ação pela Segurança no Trânsito", estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020, o comitê gestor do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais nove secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. As secretarias são responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no Estado.