Professora Marina Betti Cézar será homenageada com nome a EMEI-Creche

por admin publicado 16/09/2014 11h09, última modificação 17/11/2017 12h27
Com a aprovação do Projeto de Lei 112, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Marília, engenheiro Luiz Eduardo Nardi, o nome da Professora Marina Betti Cézar será perpetuado com a denominação à EMEI-Creche do Jardim Califórnia. A matéria foi apreciada e aprovada por unanimidade, na sessão de segunda-feira (15), quando integrantes da Chácara “Recanto do Circo” lotaram o plenário do Legislativo.

Considerada a “primeira-dama” do Circo, Marina Betti Cézar era esposa de Valdyr Cézar, que em 1969 deu início aos campeonatos de futebol society na propriedade da família. Com o passar dos anos, além do esporte, o grupo passou a dedicar-se a atividades filantrópicas promovendo eventos para arrecadação de recursos às entidades assistenciais da cidade, além de ter revitalizado o carnaval com eventos culturais.

Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara disse sentir-se “privilegiado e honrado em ter a oportunidade de elaborar este projeto que fizemos em nome de todos os vereadores desta Casa”. Em seguida, leu o currículo da homenageada destacando sua atuação como professora, esportista e voluntária da Rede de Combate ao Câncer.

Nardi lembrou que Marina Betti Cézar sempre teve um olhar voltado às causas sociais. Dessa forma, ao assumir a Coordenadoria de Merenda Escolar Municipal na primeira gestão do prefeito Otávio Barreto Prado, desenvolveu “um dinâmico trabalho na melhoria do cardápio da merenda voltado ao pleno desenvolvimento dos estudantes, principalmente os da zona rural”.

Paralelamente, como voluntária da Rede de Combate ao Câncer, Marina Cézar atuou em projetos para angariar recursos e expandir o voluntariado destinado a apoiar os pacientes portadores de câncer. E quando o ex-prefeito Pedro Sola promoveu a 1ª Feira da Fraternidade no estádio Abreusão, a professora e seu esposo Valdyr Cézar viram a oportunidade para que o grupo do “Circo” pudesse atuar no auxílio às causas sociais. “Através de jantares e almoços, com mão-de-obra exclusiva de seus componentes, o Circo transformou-se em um verdadeiro ponto de referência de solidariedade”, assinalou Nardi.

O presidente da Câmara lembrou que Marina Cézar passou a integrar a Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica tão logo foi diagnosticada com a doença “para entender e poder ajudar as pessoas portadoras desta doença”. Ele destacou sua fé em Deus e Nossa Senhora e que, mesmo doente, “nunca deixou de ter uma palavra amiga, conciliadora, para seus filhos e sobrinhos que a consideravam um exemplo, um modelo a ser seguido, uma mulher de fibra, garra, força e sonhos”.

Nardi afirmou que “o nome que se dá hoje a uma EMEI-Creche tem um significado especial. Uma EMEI-Creche é aquela que cuida da formação das crianças desde o berçário até o ensino fundamental. A figura de Marina, sua atuação, sua disponibilidade nos esportes, na cultura, nos seus trabalhos voluntários, por sua formação como professora, é evidente que nada mais justo que encontrar uma escola para que ela seja homenageada”.

O presidente Nardi observou que a “homenagem da Câmara é a homenagem do povo de Marília” e que o “Recanto do Circo” é uma instituição “que hoje transcende a prática do tão gostoso futebol society. O Circo transformou-se em uma instituição que presta outros serviços, atenta às questões da nossa comunidade. O Circo tem na sua essência a figura de Marina e daí a importância de associarmos não só sua vida, mas também daquilo que representa o Circo para todos nós da cidade. Marina tem um espaço gravado na história de Marília”, finalizou.