Vereadores de Marília entram na luta contra a leishmaniose visceral

por admin publicado 17/01/2017 16h01, última modificação 17/11/2017 12h33

A Câmara Municipal de Marília entrou na luta contra a leishmaniose visceral e o mosquito-palha, transmissor do parasita causador da doença. A cidade acaba de ser classificada como município endêmico com transmissão intensa e moderada. Reunião de equipe-tarefa, conduzida pela Prefeitura de Marília, Secretaria Municipal da Saúde e Superintendência de Controle de Endemias, realizada na manhã desta terça-feira, dia 17, contou com as presenças do presidente do Poder Legislativo, Dr. Wilson Damasceno (PSDB), e os vereadores Maurício Roberto (PP), Evandro Galete (PTN), Danilo da Saúde (PSB) e João do Bar (PHS). O encontro também teve as participações do prefeito de Marília Daniel Alonso (PSDB), secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, e secretário municipal da Educação, Roberto Cavallari, além da diretora da Sucen em Marília, Raquel Cristina Noronha Silva.

"A presença de nós vereadores nesta luta é fundamental. Importante, principalmente, para a integração das ações da Prefeitura, da Saúde e da Câmara, com o apoio da população em geral. Tudo para que consigamos reduzir, controlar e evitar o avanço desta doença em nossa cidade. Trata-se de uma situação endêmica, não uma situação epidemiológica, então, portanto, precisamos agir para que não fuja de nosso controle", analisou o presidente da Câmara Municipal de Marília. Dr. Damasceno destacou o imediatismo do governo municipal em estar traçando ações e adotando medidas de prevenção para o combate à leishmaniose visceral na cidade. "Tenho certeza que a Câmara Municipal estará apoiando todas estas ações, principalmente deste trabalho de campo, de conscientização sobre as medidas preventivas que a cidade precisa adotar para evitar novos casos", disse.

Desde 2011 o município registrou 15 casos positivos da doença - sendo 1 em 2017 - e até o momento dois óbitos foram confirmados.  Dr. Damasceno citou o papel estratégico do Código Zoossanitário de Marília - que vem sendo elaborado desde a Legislatura passada por uma comissão conduzida pelo vereador e vice-presidente Marcos Rezende (PSD) - dentro das medidas preventivas contra esta e outras zoonoses. "Os debates para a composição do Código Zoossanitário de Marília continuarão nesta Legislatura, tendo a participação do vereador Rezende e outros dois parlamentares que serão nomeados. Assim, juntamente com a equipe técnica da Prefeitura, pretendemos finalizar o Código e, a partir daí, ser implementado para auxiliar no combate das zoonoses", concluiu o presidente.

O vereador Danilo da Saúde (PSB) também citou o papel fundamental do Poder Legislativo no auxílio ao controle de endemias, bem como defendeu a viabilização do Código Zoossanitário de Marília. "A Câmara Municipal tem papel fundamental não apenas na discussão das Leis, como é o caso do Código Zoossanitário, mas, também na sensibilização da comunidade e lideranças no sentido de estarem apoiando as ações de controle", declarou.

O vereador Maurício Roberto (PP) observou que na última segunda-feira, quando esteve percorrendo bairros da zona Norte, identificou alguns terrenos que estavam acumulando sujeiras. "A minha ideia é tomar uma iniciativa com os grupos que participo, mostrando a preocupação de nossa cidade com esta questão da leishmaniose", ponderou o vereador, que desenvolve ações comunitárias com comunidades que participam da Pastoral da Família. "Tenho a intenção de expor a estes grupos que participo a importância de limparmos os nossos quintais, cuidarmos de nossos animais de estimação. Na Câmara, quero cooperar com o nosso município, para que a nossa cidade tenha condição de desenvolver todo este enfrentamento", salientou o edil.

Na avaliação do vereador João do Bar (PHS), que assim como Maurício Roberto desenvolve trabalhos nos bairros da zona Norte, o primeiro passo neste momento é a prevenção. "Para a nossa população se conscientizar precisamos levar um trabalho de prevenção aos bairros, começando pela limpeza e conscientização dos moradores. Todos devem entrar nesta luta, de forma unida, justamente para que não surjam novos casos", expôs.

Para o vereador Evandro Galete (PTN) a ajuda dos vereadores será essencial para o desempenho da administração municipal no combate e controle da doença transmitida pelo mosquito-palha. "A equipe da saúde está trabalhando, será esta equipe que dará condições para toda a ação e nós, vereadores, devemos desenvolver um trabalho de conscientização com a população", afirmou. Galete compreende que o papel da população de Marília nesta luta é primordial. "É uma doença grave, que preocupa, por isso todos devem entrar nesta campanha, começando por arrumar e limpar os quintais", indicou.