Cidade aplica mais de 21% do orçamento nos serviços de saúde

por admin publicado 17/06/2015 18h13, última modificação 17/11/2017 12h30
 Dados foram detalhados nesta quarta-feira, dia 17, pelo secretário municipal da Saúde, Luiz Takano, em audiência realizada no plenário da Câmara Municipal de Marília

O município de Marília investiu 21,66% de seu orçamento para o custeio dos serviços de saúde no primeiro quadrimestre de 2015 (de janeiro a abril), conforme informou nesta quarta-feira, dia 17, o secretário municipal de Saúde, Luiz Takano. O balanço das atividades da pasta, com detalhamento de receitas e despesas, foi apresentado durante audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal de Marília. Audiência teve a presidência do presidente do Poder Legislativo, Herval Rosa Seabra (PSB), e contou com as presenças dos vereadores Marcos Rezende (PSD), Samuel da Farmácia (PR), Sônia Tonin (PSC), Delegado Wilson Damasceno (PSDB), Cícero do Ceasa (PT), José Bassiga Goda (PHS) e José Expedito Capacete (PDT). Imprensa e público participaram e, ao final das explanações do secretário e dos vereadores, puderam apresentar perguntas. “O mínimo a ser aplicado, conforme exigência de Lei, é de 15% do orçamento. Contudo, aplicamos o equivalente a 21,66% nos quatro primeiros meses de 2015”, informou o secretário Takano, que é médico.

Durante trinta minutos, o secretário, com auxílio de slides, explicou todos os demonstrativos de despesas, apresentando fontes dos recursos e suas aplicações, bem como as receitas de impostos municipais e transferências. Os questionamentos dos vereadores foram abertos pelo vereador Cícero do Ceasa (PT), seguido pelo vereador Samuel da Farmácia (PR), que preside a comissão de Saúde. Na sequência, utilizaram a palavra Sônia Tonin (PSC), José Bassiga Goda (PHS), José Expedito Capacete (PDT), Delegado Wilson Damasceno (PSDB) e Marcos Rezende (PSD). Todas as questões apresentadas foram respondidas pelo secretário municipal Luiz Takano.

O presidente da Câmara, Herval Rosa Seabra, fez uma avaliação positiva da audiência e destacou o empenho da administração municipal em garantir os serviços de saúde para a população de Marília. “O município vem fazendo a sua parte, cumprindo com suas obrigações com relação à saúde pública e aplicando até a mais do que é exigido por Lei”, destacou Seabra. Toda a audiência pôde ser acompanhada de forma simultânea através da TV Câmara (Canais 21 e 25 NET, 21 Life e 61.3 sinal aberto e digital) e através do site da Câmara Municipal de Marília, www.camar.sp.gov.br/tv.