HEM inaugura novo Centro Médico de atendimento

por admin publicado 18/07/2017 16h03, última modificação 17/11/2017 12h34
: Para garantir sua sustentabilidade financeira o hospital passa a atuar como hospital geral, através do novo Centro Médico Aconchego.

Em comemoração aos 69 anos de atuação na cidade, o Hospital Espírita de Marília (HEM), inaugurou nesta terça-feira, 18, o Centro Médico Aconchego. O Hospital Espirita de Marília é referência para 62 municípios da região e atende, atualmente, 200 pacientes, sendo 90% deles pelo sistema SUS.

A nova unidade está agregada à clínica Aconchego (em funcionamento há aproximadamente dois anos) e ao antigo prédio, sede do HEM. O novo centro médico está estruturado com salas de exames, consultórios médicos e até um centro cirúrgico equipado para atender casos de pequena e média complexidade. O objetivo é voltar a ser um hospital de atendimento geral, além de continuar a oferecer atendimento psiquiátrico.

O controlador do HEM, Bruno Armentano, afirmou que a construção deste novo centro médico, foi possível graças as parcerias entre sociedade e empresas da cidade. "O objetivo é transformar a psiquiatria em especialidade do Hem, seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Então o hospital está se atualizando para continuar atendendo a população SUS. Este prédio veio de doações das empresas como o Grupo ZDA e Marilan e com isso, a gente reverte essa doação nesta obra que irá qualificar, ainda mais, o serviço do hospital. É um presente de muito trabalho de todos os voluntários e mais ainda, um presente da sociedade de Marília para o Hospital Espírita", comemorou

José Rubis Garla, presidente do conselho administrativo da Marilan, ressaltou a importância dos serviços prestados pelo HEM. "Nós da família Garla, temos muita honra e alegria em poder colaborar com esta obra significativa. Tivemos um caso na família em que um tio ficou internado por mais de 20 anos no HEM. Por isso, nós valorizamos e sabemos o quanto foi, é e continuará sendo importante o trabalho realizado aqui. Ficamos muito felizes em ver a quantidade de voluntários que participaram e se entregaram a este projeto", falou Garla.

O presidente da Câmara de Marília, Delegado Wilson Damasceno (PSDB), o prefeito, Daniel Alonso, o vereador Marcos Rezende (PSD), a secretária municipal de saúde, Kátia Ferraz Santana e a secretária municipal de assistência e desenvolvimento social, Vânia Lombardi, também participaram da solenidade de inauguração.

Para Damasceno, com auxílio da iniciativa privada, o HEM poderá expandir seu atendimento. " O hospital espírita integra a gestão municipal do prefeito Daniel Alonso e com o apoio e a generosidade, mais uma vez, da iniciativa privada, foi possível termos a inauguração desta estrutura. O Grupo ZDA da família Dedemo, a Marilan da família Garla e o próprio Rotary Internacional, auxiliaram para que se tornasse realidade este investimento que o hospital espirita faz para Marília, para dar continuidade ao trabalho de excelência que tem realizado na área de psiquiatria e agora também no hospital geral, sem abandonar, sem deixar de lado o foco na saúde mental. Felizmente, aqui em Marília, podemos contar com a solidariedade da iniciativa privada", destacou o presidente da câmara.

O prefeito Daniel Alonso destacou o bom momento pelo qual a área da saúde de Marília está passando. "Marília está vivendo um grande momento de muitas conquistas para a área da saúde da nossa querida cidade. Haja visto as inúmeras inaugurações que nós tivemos, num curto espaço de tempo. Desde a inauguração da ala de quimioterapia da Santa Casa, o pronto-socorro do HC, a ampliação e reforma da Gota de Leite e agora estamos aqui para inaugurar esta obra que transforma o Hospital Espírita de Marília em um complexo de saúde. Quero agradecer a Câmara Municipal de Marília, por estar sempre apoiando as iniciativas voltadas para a saúde de nossa cidade, agradecer ao presidente Wilson Damasceno e agradecer a todos os voluntários, a todas as pessoas que contribuíram para que esta obra pudesse se tornar uma realidade. Isso aqui é o fruto do amor. Foi construído com a generosidade dos empresários, dos voluntários e com a ajuda de alguns amigos parlamentares que contribuíram e muito para que a gente tivesse esta realização", finalizou o prefeito.