Caminhada promove o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, informa vereador Rezende

por admin publicado 18/11/2015 12h58, última modificação 17/11/2017 12h31
 O vereador Marcos Rezende (PSD), ao utilizar o pequeno expediente na última sessão ordinária da Câmara Municipal, conclamou a população de Marília para participar da caminhada Passos que Salvam, que será realizada no próximo domingo, dia 22, a partir das 8h30, na avenida das Esmeraldas. “O intuito desta atividade é envolver a comunidade para que possamos ampliar as chances de salvar vidas”, salientou. A ação visa sensibilizar a comunidade, principalmente pais e familiares de crianças, quanto ao diagnóstico precoce nos casos de câncer infantojuvenil. “No Brasil, 55% dos casos de câncer infantojuvenil diagnosticados de modo precoce resultam em cura. Em Memphis, nos Estados Unidos, o diagnóstico precoce consegue salvar até 95% dos casos. Por isso, venho conclamar a população para participar da caminhada Passos que Salvam, cujo objetivo é ar a sociedade para o diagnóstico precoce desta doença”, ressaltou.

Outro ponto importante desta atividade é que, a partir de agora, Marília terá um médico credenciado junto ao Hospital do Câncer de Barretos, instituição especializada no tratamento da doença e que oferece atendimento gratuito à população brasileira.  “Este médico passará por um treinamento nos Estados Unidos e manterá, aqui em Marília, um link direto com o Hospital do Câncer de Barretos, justamente para que, ao identificar os casos precoces da doença, os pacientes sejam encaminhados de modo imediato para Barretos. Ou seja, Marília terá um canal direto com Barretos para o combate e o tratamento do câncer infantojuvenil”, complementou. A caminhada Passos que Salvam acontecerá neste domingo, dia 22, a partir das 8h30, na avenida das Esmeraldas, com saída em frente à Emdurb. Projeto de Lei de autoria de Marcos Rezende, que tramita na Câmara, pretende incluir a atividade no calendário oficial do município de Marília.