Professores já podem ser vacinados contra a gripe, destaca o vereador Danilo da Saúde

por admin publicado 19/04/2017 21h09, última modificação 17/11/2017 12h34

Começou nesta segunda-feira em Marília a vacinação contra a gripe H1N1 que além de ter sido antecipada, a campanha também ampliou o público-alvo beneficiado, incluindo os professores da rede pública e particular. Os profissionais da educação já podem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência para receber a imunização. A decisão tomada pelo Ministério da Saúde vai ao encontro de reivindicações feitas pelo vereador Danilo da Saúde (PSB), que no mês passado, protocolou requerimento na Câmara e defendeu na tribuna do plenário a necessidade de se ampliar a cobertura da vacinação aos professores que, por lidarem com grande número de crianças e jovens todos os dias, ficam vulneráveis a transmissão da doença. "A ampliação do público alvo da campanha foi uma conquista que além melhorar a qualidade de vida dos professores protege indiretamente os alunos". Os professores da rede pública e privada já podem procurar uma das 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as 37 equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) na cidade para receberem a vacina. "Ainda é necessária a inclusão de outros públicos prioritários como os policiais militares e corpo de bombeiros. O ideal seria a vacinação de toda a população". O período previsto de campanha é de 17 de abril a 26 de maio. Confira a lista completa dos grupos prioritários: - maiores de 60 anos; - crianças entre seis meses e 5 anos; - gestantes; - mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias; - professores; - profissionais de saúde; - indígenas; - pessoas com diabetes, hipertensão ou que já foram submetidas a transplantes.