Vereadores de Marília exaltam voluntariado e a dedicação de Rotary em centenário da Fundação

por admin publicado 20/02/2017 15h37, última modificação 17/11/2017 12h33

Responsável pelas campanhas mundiais do Rotary Clube, a Fundação Rotária chega em 2017 aos 100 anos de existência. Centenário da organização, que travou enorme luta para a erradicação da poliomielite no mundo, consistiu num dos pontos altos da sessão solene promovida na noite de sexta-feira, dia 17, pelos vereadores da Câmara Municipal de Marília. Solenidade, sugerida pelo vereador e rotariano Marcos Custódio (PSC) - sócio do clube Marília de Dirceu, foi a primeira do ano legislativo de 2017. Presidida pelo também rotariano Delegado Wilson Damasceno (PSDB), a sessão solene reuniu os vereadores João do Bar (PHS), Danilo da Saúde (PSB), José Carlos Albuquerque (PRB), Maurício Roberto (PP), José Luiz Queiroz (PSDB) e Marcos Custódio (PSC), que discursou na saudação às entidades homenageadas na noite de sexta-feira. A reunião plenária foi transmitida ao vivo pela emissora legislativa TV Câmara.

Presente na primeira sessão solene da atual Legislatura, o prefeito Daniel Alonso (PSDB) lembrou que os clubes de Rotary são essenciais por prestarem um serviço de fraternidade, inspirando a solidariedade. "Os Rotarys são de extrema importância, destaco também o trabalho de inclusão social, a constante preocupação e atenção com crianças carentes, o grande trabalho desenvolvido com jovens estudantes, assegurando programas de intercâmbios e experiências no Exterior. Destacaria, também, a irmandade como um dos pontos altos dos clubes de Rotary", considerou.

Visivelmente emocionado, o vereador Marcos Custódio ressaltou ao fazer a saudação aos homenageados em nome do Poder Legislativo, que naquele momento estavam fazendo Justiça, pois através da Câmara Municipal - órgão legítimo para expressar o sentimento popular - Marília reconhecia em homenagem pessoas honradas. "A quem deveis honra, paga-se com honra, nos ensina a Bíblia Sagrada. Marília reconhece os rotarianos em honra, exalta o trabalho altruísta em prol da comunidade", ressaltou. O vereador lembrou, depois em entrevista concedida ao término da sessão solene, que o Poder Legislativo de Marília é o único núcleo de governo da cidade que hospeda um busto em homenagem ao fundador do Rotary, Paul Harris. "Portanto, esta Casa de Leis já denota o apreço que tem com o fundador do Rotary e a tudo que Paul Harris representa", frisou Custódio.

Servir ao próximo

O presidente da Câmara, Delegado Wilson Damasceno, salientou que se sentiu honrado por presidir na primeira sessão solene de sua gestão à frente do Poder Legislativo de Marília a homenagem ao Rotary Clube. "Sou rotariano e, para mim, é motivo de orgulho poder presidir uma sessão em homenagem aos valorosos profissionais que são os rotarianos", afirmou. Damasceno lembrou que o idealizador desta sessão foi o ex-presidente da Câmara e ex-vereador Valter Cavina, também sócio de Rotary. "A realização desta homenagem tem se prolongado ao longo de todo este tempo justamente pelo constante trabalho que os rotarianos de Marília prestam para a paz mundial", salientou o presidente do Poder Legislativo.

Um dos princípios defendidos pelo Rotary Clube e que o rotariano Wilson Damasceno leva para a vida pública - está em seu terceiro mandado consecutivo de vereador em Marília - é a servidão ao próximo. "O Rotary tem um lema: dar de si, antes de pensar em si. Portanto, me doou ao máximo para que o próximo seja favorecido", garantiu. A ênfase da servidão do voluntariado praticado pelo Rotary Clube foi lembrada por Marcos Custódio na tribuna. Segundo o vereador, "para os rotarianos, o próximo não está longe: o próximo está próximo", pontuou. O governador do Distrito 4510, Wilson Yamashiro ponderou que a sessão é uma iniciativa tradicional da Câmara de Marília e consiste numa forma da comunidade mariliense homenagear o voluntariado mantido pelo Rotary. "Estamos em pleno centenário da Fundação Rotária e isso torna esta noite muito especial, pois devemos comemorar o 100º aniversário com ênfase". Receberam homenagens durante a sessão solene de sexta-feira presidentes, associados e voluntários dos 8 clubes de Rotary de Marília. São eles: Rotary Club Marília, Marília Leste, Alto Cafezal, Coroados, Marília Tradição, Marília de Dirceu, Marília Quatro de Abril e Marília Pioneiro. Representantes da Casa da Amizade, Rotaract e Interact - clubes ligados aos Rotary - também receberam diplomas ao mérito da Câmara Municipal.