Morre o ex-deputado federal e ex-vereador, comendador do Ipiranga Octávio Torrecilla

por admin publicado 20/04/2017 17h23, última modificação 17/11/2017 12h34

Morreu nesta quinta-feira, dia 20, o ex-deputado federal e ex-vereador Octávio Torrecilla, aos 77 anos de idade. O ex-parlamentar exerceu intensa atividade política em Marília e na região Oeste do Estado de São Paulo nas décadas de 1960 e 1970, sendo reconhecido pelo título de comendador da Ordem do Ipiranga, honraria máxima concedida pelo Estado de São Paulo - mesma honraria que o Estado concedeu ao ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, por exemplo. Em entrevista ao Jornal Cidade, em setembro de 2015, Torrecilla, que na época exercia o cargo de presidente da Associação dos Alfaiates de Marília, relembrou algumas de suas campanhas eleitorais, destacando como desenvolvia o trabalho na busca pelos votos. "Foi na raça. De casa em casa, de porta em porta, e dando a cara para bater. Os santinhos que a gente imprimia era em papel de embrulhar pão. Mas a população se engajou na campanha, entendeu que precisava haver uma mudança e assumiu nossa candidatura", relembrou. Torrecilla foi um dos fundadores do extinto MDB de Marília e chegou a fazer política na companhia dos deputados federais Ulysses Guimarães e Doreto Campanari. Exerceu a profissão de policial militar e, antes de ser eleito vereador da Câmara Municipal de Marília, ocupou o cargo de chefe de gabinete do então prefeito municipal de Marília, Armando Biava. O presidente da Câmara Municipal de Marília, Delegado Wilson Damasceno (PSDB), lamentou a morte do ex-deputado e enfatizou que Marília se despediu de um grande líder da sua democracia. "Um político honrado, de grande valor público, que sempre lutou por nossa gente".