Presidente Herval Rosa Seabra defende a criação da I Semana Literária de Marília

por admin publicado 20/06/2016 14h18, última modificação 17/11/2017 12h33

O presidente da Câmara Municipal de Marília, vereador Herval Rosa Seabra (PSB), está reivindicando à Secretaria Municipal de Cultura de Marília e ao prefeito municipal Vinícius Camarinha (PSB), a criação e realização da I Semana Literária de Marília. "Este evento, que tem todas as condições de se tornar um grande sucesso regional, poderia ser realizado nos espaços em torno da Praça das Bandeiras, abrigando mesas de debates literários, estandes para a troca de livros, rodas de leitura, bate-papo com escritores e poetas de nossa cidade, além de exposições, apresentações artísticas e culturais, bem como uma série de programação de incentivo à leitura nas dependências do Teatro Municipal Waldir Silveira Mello, anfiteatro Octávio Lignelli e na Biblioteca Municipal de Marília", afirmou.

Seabra citou exemplos de municípios que privilegiaram a leitura e os livros em suas atividades institucionais e foram sucedidos positivamente. "A leitura é um dos instrumentos transformadores da sociedade e experiências de fomento à cultura do livro vem consolidando o crescimento cultural de cidades paulistas como Ribeirão Preto, Votuporanga, Santa Cruz do Rio Pardo, Iguape e Dois Córregos, sem citar o exemplo internacional de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, hoje referência mundial em literatura".

Seabra mencionou a necessidade de políticas públicas para a formação de leitores, inclusive conforme apontou recente pesquisa. "A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada há pouco, mostrou que o hábito da leitura é pouco cultivado entre os brasileiros, que preferem, ao invés dos livros, ver televisão, acessar a internet ou, simplesmente, não fazer nada em seus momentos de lazer", contextualizou o presidente da Câmara.

Com a recente reinauguração do teatro municipal e modernização dos espaços públicos no seu entorno, Seabra entende que a cidade poderia otimizar o local para promover a I Semana Literária de Marília.