Herval faz moção de apoio a projeto que controla peso de mochilas escolares

por admin publicado 20/11/2013 18h05, última modificação 17/11/2017 12h25
O Vereador Herval Rosa Seabra encaminhou uma Moção de apoio ao Projeto de Lei da Câmara Federal (PLC 66/2012), de autoria do Deputado Sandes Júnior, que estabelece que o conteúdo das mochilas dos estudantes de todo o país, não poderá exceder o limite de 15% do peso corporal do aluno, uma vez que, cerca de 70% dos problemas de coluna na fase adulta são causados por sobrecarga de peso e esforços repetitivos na adolescência.

È constatado que uma dessas causas, de problemas de coluna, é causada pelo excesso de peso carregado diariamente nas mochilas escolares, segundo dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia.

Segundo os especialistas as mochilas pesadas não só minam a energia dos jovens, que poderia ser melhor utilizada fazendo trabalhos escolares ou praticando esportes, como também podem levá-los a dores crônicas nas costas, acidentes e danos ortopédicos ao longo da vida. A má postura ao carregar as mochilas pode causar até problemas de crescimento.

Segundo o vereador Herval este é um projeto que merece ser exaltado, já que os dados mostram o quanto esta medida, aparentemente simples, poderá contribuir para melhor qualidade de vida dos alunos, “em plena era digital, quando pelo menos alguns trabalhos escolares poderiam ser feitos online, não houve ainda aparentemente diminuição do peso das mochilas carregadas pelas crianças todos os dias, por isso controlar este peso é tão necessário, e aplaudo a iniciativa do Deputado Sandes”.