Vereador Cícero do Ceasa inclui combate e prevenção ao HPV no calendário municipal

por admin publicado 21/06/2016 13h06, última modificação 17/11/2017 12h33

O vereador Cícero do Ceasa (PV) é autor de projeto de Lei que pretende instituir no calendário oficial do município de Marília o Dia de Combate e Prevenção ao HPV. "Entendemos que a cidade precisa se sensibilizar e adotar uma data para transmitir orientações sobre o papiloma vírus humano, conhecido pela sigla HPV", disse o vereador Cícero do Ceasa. A data sugerida para as ações preventivas é o 14 de outubro. De acordo com o parlamentar, o HPV é responsável por 96% dos casos de câncer de colo de útero. "Só para se ter uma ideia, este é o tipo de câncer que mais mata no Amazonas, Estado que registra cerca de 200 óbitos de mulheres por ano".

Cícero destacou que o foco da prevenção e cuidados precisa incluir adolescentes e meninas, sendo que no ano passado a vacina do HPV passou a ser oferecida para as meninas de 9 anos. "É importante considerar que a meta do Ministério da Saúde é atingir 80% do público-alvo, composto por 5,2 milhões de meninas. A vacina contra o HPV garante proteção de 98% contra o câncer de colo do útero", ponderou o vereador Cícero do Ceasa.

Outra importante Lei no âmbito da saúde e inclusão social, de autoria de Cícero do Ceasa, aprovada pela Câmara de Marília, foi a que dispõe sobre a obrigatoriedade dos profissionais da saúde contar com mínimo de 5% do quadro com funcionais versados na Língua Brasileira de Sinais, a Libras.

"O objetivo da Lei é assegurar que os serviços à saúde sejam feitos de forma precisa, sem intermediações indevidas e suposições que possam induzir a erro durante a prestação da assistência", comentou o vereador.