Meio-ambiente: Nardi quer monitoramento das nascentes de água do município.

por admin publicado 21/10/2014 10h10, última modificação 17/11/2017 12h27

Durante pronunciamento, na sessão ordinária de segunda-feira (20), o presidente da Câmara Municipal de Marília, engenheiro Luiz Eduardo Nardi, defendeu a implantação de um programa de monitoramento para identificar e proteger todas as nascentes de água do município. Ele abordou o assunto durante apreciação de requerimento de sua autoria, adiantando que apresentará um projeto de lei sobre o tema, nos próximos dias.

Destacando a falta de água generalizada em todo o Estado, Nardi observou que o desmatamento irregular e o assoreamento provocados pela ocupação do solo comprometem as nascentes que abastecem os mananciais usados na captação de água. “Por isso, identificar, mapear e monitorar todas as nascentes de Marília, nas zonas urbana e rural, torna-se essencial”, frisou.

“A falta de água que acontece nos períodos de estiagem, em parte devido à questão climática, também ocorre pelo descuido com que são tratadas as nascentes dos diversos municípios. Essa é uma questão que talvez devesse ter ocupado esta Casa e outras administrações, a exemplo de Sorocaba, cidade com 800 mil habitantes que fez um cadastro marcando as nascentes do município”, prosseguiu o presidente da Câmara.

Em Sorocaba, de acordo com Nardi, foram identificadas 482 nascentes de água tanto na zona urbana como nas áreas rurais. “Esta marcação implica no cadastramento pontual, com fotografia das nascentes que passam a ser monitoradas, preservadas, fazendo-se o plantio de árvores e outros procedimentos para preservar e recuperar essas fontes importantes para os corpos d’água”, assinalou.

Para justificar sua ideia, ele lembrou o caso da Represa Cascata: “O desenvolvimento daquela região não permitiu que hoje nós tivéssemos qualquer nascente que pudesse abastecer aquele que foi um manancial extremamente importante para nós. Hoje, simplesmente é abastecido com a água da chuva, fora o problema do assoreamento que ocorreu com o desmatamento generalizado do entorno”.

No requerimento, aprovado por unanimidade, Nardi solicita ao prefeito Vinicius Camarinha que, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, “seja realizado um trabalho de identificação precisa, no âmbito municipal, de todas as nascentes e a forma como elas vêm sendo monitoradas e controladas pelos respectivos órgãos de fiscalização: a própria Secretaria do Meio Ambiente, Polícia Ambiental, DAEE, CETESB, Departamento de Água e Esgoto (DAEM), dentre outros”.