Fiscalização - Gasto com aluguéis de imóveis preocupa vereador José Luiz Queiroz

por admin publicado 22/02/2017 10h12, última modificação 17/11/2017 12h33

O vereador José Luiz Queiroz (PSDB) protocolou nesta semana requerimento endereçado à Prefeitura pedindo o fornecimento de planilha com a relação de todos os imóveis locados pelo Executivo contendo o endereço, valor mensal, data inicial e final dos contratos. O pedido será incluso na pauta da próxima sessão da Câmara (02).

O edil ainda quer saber quais foram os valores pagos em 2015 e 2016, além de requerer a relação de todos os imóveis cedidos para órgãos públicos e entidades particulares. O objetivo da solicitação é acompanhar as despesas da Prefeitura a fim de contribuir com ideias e sugestões para o uso racional do dinheiro público segundo os princípios constitucionais da economicidade e eficiência.

Segundo José Luiz, é preciso avaliar as despesas do município. "Sabemos que a situação financeira da cidade é preocupante e que há pouca verba para investimentos. Por isso, é extremamente importante uma análise dos gastos públicos. De acordo com o Portal da Transparência da Prefeitura, Marília possui contrato com mais de 60 imóveis. Então é preciso analisar a real necessidade de tantos imóveis alugados", disse o vereador.

Com as informações em mãos, além de fiscalizar, o edil terá a possibilidade de ajudar a propor soluções para o caso. "A partir das informações prestadas pela Prefeitura sobre os tamanhos dos imóveis, localização e valores pagos, será possível pensar em junção de secretarias em um mesmo prédio, por exemplo. Além de diminuir o valor do aluguel, essa prática ainda ajuda a reduzir outros custos, como energia, água, internet, por exemplo", complementou.

A economia dos gastos públicos é tão importante que nesta semana a OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) MATRA - Marília Transparente enviou requerimento ao Prefeito Daniel Alonso para que o Executivo apure a real necessidade de o Município continuar locando tantos imóveis.

Diante da análise dos gastos dessa natureza, o vereador José Luiz Queiroz acredita que o valor economizado com aluguéis poderá ser aplicado nas atividades fundamentais da Prefeitura, como saúde, educação e infraestrutura.