Temas ligados ao desenvolvimento sustentável e ao meio-ambiente marcaram atuação de Nardi.

por admin publicado 23/12/2014 14h01, última modificação 17/11/2017 12h28

O presidente da Câmara Municipal de Marília, engenheiro Luiz Eduardo Nardi, conciliou os trabalhos à frente da Mesa Diretora com uma atuação voltada ao desenvolvimento sustentável e à defesa do meio-ambiente, nos dois primeiros anos de seu mandato. Ao fazer um balanço do período, ele considerou os resultados positivos e disse esperar uma produção ainda maior a partir de 2015.

“Tivemos a oportunidade, nesta legislatura, de pessoalmente apresentar uma série de requerimentos e alguns projetos de lei em que eu pretendi fazê-los em defesa da sustentabilidade, do desenvolvimento sustentável, com qualidade de vida, com a preservação do meio-ambiente e socialmente correto”, afirmou.

Dentre os 15 projetos de lei apresentados, destacam-se o que proíbe queimadas no município, o que trata do reaproveitamento das águas pluviais com a coleta e armazenamento da água da chuva, e a obrigatoriedade de mecanismos de coleta e armazenamento de chorume em todos os veículos destinados à coleta de resíduos.

Por outro lado, os requerimentos também foram utilizados para reivindicar à Prefeitura, por exemplo: monitoramento das nascentes de água; combate à emissão de gases tóxicos pela frota municipal; gestão integrada de resíduos sólidos urbanos; implantação de usina de reciclagem e compostagem de lixo etc.

O presidente explicou que foram empregados todos os recursos disponíveis para apresentação das proposituras: “Nós lançamos mão de requerimentos, algumas indicações e projetos de lei. Entendo que o fiz em uma quantidade razoável; mas, sobretudo, ouvindo as instituições e todos os grupos organizados que pensam da mesma forma, no que diz respeito ao desenvolvimento e à sustentabilidade. Isto marcou a minha passagem pela Presidência mas, também, como um vereador que, como os outros, tem a iniciativa de fazer indicações, requerimentos e elaborar projetos de lei”.

Ele prosseguiu destacando que “como presidente da Câmara e como vereador, também me propus a fazer com que a própria Câmara e, em conjunto, se envolvesse com questões desta natureza: do desenvolvimento sustentável e em defesa do meio-ambiente”.

Falando sobre a responsabilidade social, Nardi citou a abertura do Legislativo para a comunidade: “Um marco importante disto foi a criação de uma Coordenadora de Assuntos Institucionais criada exatamente para promover a integração da Câmara com todas as instituições, tanto as beneficiárias, como aquelas que poderiam contribuir para o desenvolvimento sustentável. Acho que esta é uma marca importante da minha administração na Câmara”.

A área de Relações Institucionais foi implantada em maio de 2013. Foi realizado o mapeamento das instituições filantrópicas com levantamento do perfil e principais necessidades de 64 entidades. Com vários projetos em andamento, um dos primeiros trabalhos conclusos foi a articulação para doação de três máquinas lavadoras e secadoras para a Lavanderia Comunitária do Nova Marília. Os equipamentos foram doados pelo Rotary Club Marília Leste e empresa Mariferro, com intermediação da Câmara.

Sobre os planos para 2015, Nardi disse que pretende seguir na mesma linha: “Só que vou, naturalmente, ter o tempo necessário para exercer uma participação mais efetiva junto à própria comunidade”, sem a responsabilidade e compromissos com a Presidência da Casa de Leis.