Audiência na Câmara de Marília mostra que o município aplica 27,36% do orçamento na saúde

por admin publicado 24/02/2016 18h02, última modificação 17/11/2017 12h32

Realizada na manhã desta quarta-feira, dia 24, no plenário da Câmara Municipal de Marília, audiência pública da Secretaria Municipal da Saúde mostrou que no 3º quadrimestre de 2015, período em que compreendeu os meses de setembro a dezembro, administração municipal aplicou 27,36% do orçamento nos serviços de saúde. Índice foi superior ao exigido pela legislação, que é de 15%. Presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Herval Rosa Seabra (PSB), a audiência contou com as participações dos vereadores José Expedito Capacete (PDT), Luiz Eduardo Nardi (PR), José Bassiga Goda (PHS), Cícero do Ceasa (PT), Samuel da Farmácia (PR) e Marcos Rezende (PSD). Transmitida na íntegra e ao vivo pela TV Câmara, a plenária teve acompanhamento do público pelas galerias do plenário.

O secretário municipal da Saúde, Danilo Bigeschi, descreveu e explicou as receitas e despesas, pontuando todos os serviços pactuados na área da saúde, como consultas, internações, distribuição de medicamentos e manutenção de unidades e postos de saúde. "Considero que a audiência foi muito produtiva, com perguntas importantes, colocações importantes por parte da Câmara e a Câmara tem feito um trabalho muito significativo de acompanhar e fiscalizar as ações em todas as áreas do Executivo", disse.

Bigeschi salientou que percebe uma atuação muito marcante do Poder Legislativo em relação à saúde no município de Marília não apenas durante as audiências públicas, mas no cotidiano através de requerimentos e solicitações que chegam à Secretaria Municipal de Saúde de Marília. "Ao longo do ano a Câmara acompanha e fiscaliza todas as ações de saúde".

O presidente do Legislativo, Herval Rosa Seabra (PSB), fez um balanço positivo da audiência pública, ressaltando os princípios democráticos da plenária e observou que o município de Marília prioriza a saúde da sua população. "Apesar de todas as dificuldades que o Brasil enfrenta, a cada ano Marília amplia o que se investe na saúde da sua comunidade. Quase 28% do orçamento 2015 foi destinado à saúde e este é um fato importante", disse. Os vereadores presentes à audiência apresentaram questionamentos. Todas perguntas e indagações foram respondidas pelo secretário Bigeschi.