Vereadores enaltecem os benefícios do idioma inglês na rede municipal de ensino de Marília

por admin publicado 24/03/2015 15h03, última modificação 17/11/2017 12h29
 O presidente da Câmara de Marília, vereador Herval Rosa Seabra (PSB), e os parlamentares municipais José Expedito Capacete (PDT), Sônia Tonin (PSC) e José Bassiga Goda (PHS), destacaram, durante a solenidade de entrega dos kits da disciplina de inglês para os estudantes da rede municipal de ensino os benefícios que um segundo idioma proporciona para os estudantes. A cerimônia de entrega do material didático aconteceu na escola Reny Pereira Cordeiro, no Jardim Esplanada, na zona Sul. Ao todo, oito mil estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental foram contemplados com o conteúdo que auxiliará no ensino da língua inglesa.

Na avaliação do vereador Herval Rosa Seabra, autor do projeto de Lei que estabeleceu o segundo idioma na rede municipal de ensino, as oportunidades para um estudante que conhece o inglês são maiores e, logo nos primeiros anos de alfabetização, o aluno passa a ter a chance de conviver tanto com a sonoridade do inglês, quanto com os significados de suas palavras. “Uma criança que estuda inglês ainda nos primeiros anos de ensino poderá, facilmente, dominar o idioma ao longo dos estudos e, certamente, as oportunidades de êxito lhe serão bem maiores”, garantiu.

O vereador Capacete parabenizou a administração municipal pela iniciativa e elogiou a qualidade do material gráfico distribuído. “São livros confeccionados com muito cuidado e um conteúdo didático muito bom, sem contar que é o futuro de nossa cidade que está sendo preservado com todo este investimento em conhecimento e na educação”, ponderou. Bassiga, também presente ao evento, destacou o empenho dos professores em levar o segundo idioma para seus estudantes. “Percebemos um carinho especial dos professores e diretores com os alunos”, afirmou o vereador.

Educadora e vereadora, Sônia Tonin considerou que o idioma inglês no Ensino Fundamental representa um avanço na educação pública. “As crianças a partir de 5 anos e meio já terão as aulas de inglês, aprenderão uma segunda linha, juntamente com todo o conteúdo da Educação Básica, como matemática, português e história. O inglês fará parte de forma natural desta grade didática e, no futuro, eles terão uma possibilidade ainda maior de exercitar e de falar fluentemente a língua”, considerou a vereadora.

O prefeito Vinícius Camarinha (PSB) destacou os investimentos em educação que a Prefeitura de Marília vem realizando, como a melhora na merenda escolar, entrega dos uniformes de verão e a inclusão do inglês na grade curricular. “Entendo que governar é eleger prioridade, não dá para fazer tudo ao mesmo tempo. É preciso eleger prioridade e não tem nada mais importante, nada mais valioso, do que os nossos alunos, os filhos de Marília. Por isso estamos destinando grande parte dos recursos do município na educação. Nós entregamos uniformes de verão, recuperamos a qualidade da merenda, hoje há fartura na alimentação das crianças. Estamos implantando as aulas de inglês e as escolas de tempo integral”.

Vinícius enalteceu a iniciativa do vereador Herval Rosa Seabra, autor da lei que instituiu a disciplina de inglês na rede municipal de ensino. “O doutor Herval era vereador em 2000, tinha uma visão da importância do inglês para nossos alunos, teve este projeto de lei aprovado e passaram-se 14 anos e ninguém tomou providência de incluir a aula de inglês nas escolas. Então, o nosso governo, entende a educação como prioridade e, desta forma, respeito a lei aprovado e implantou a aula de inglês na rede”, afirmou.