Vereadores de Marília exaltam a dedicação do Médico Veterinário durante sessão solene

por admin publicado 24/09/2015 18h12, última modificação 17/11/2017 12h31
 O Poder Legislativo de Marília exaltou o exercício da Medicina Veterinária em Marília ao realizar na quarta-feira, dia 23, sessão solene onde foram homenageados oito médicos veterinários e duas entidades, entre elas o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP). O órgão é responsável pelo registro profissional da categoria, que conta com mais de 33 mil profissionais no Estado de São Paulo. Em Marília, segundo dados do CRMV-SP, são 267 profissionais, 40 clínicas, 20 consultórios e 143 empresas ligadas diretamente ao exercício da Medicina Veterinária.

Os médicos veterinários homenageados foram José Holanda Gurgel, Elma Pereira dos Santos Polegato, Jayme de Toledo Piza e Almeida, Cláudia Sampaio Fonseca Repetti, Fábio Fernando Ribeiro Manhoso, Rosicler Roberto Silva Nunes de Oliveira, Renata Bonini Pardo e Fábio Gradim Tiveron. O veterinário Lupércio Garrido, coordenador da Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde de Marília, era um dos homenageados da noite, contudo, por questões de saúde, não pôde comparecer à solenidade.

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo, Mário Eduardo Pulga, participou da solenidade e recebeu a homenagem em nome do órgão representativo. “Através desta homenagem sugerida pelo vereador Marcos Rezende, o mês de setembro está sendo fechado com chave de ouro para o CRMV-SP”, destacou, fazendo alusão aos eventos que marcaram as comemorações do 9 de setembro, o Dia do Veterinário. Entre eles, o lançamento do livro que marcou os 100 anos da Medicina Veterinária no Estado de São Paulo. O lançamento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, cujo pai foi médico veterinário. “A solenidade em Marília consistiu num evento muito especial. A Medicina Veterinária está tendo uma grande visibilidade perante a sociedade”, disse.

A sessão foi presidida pelo vereador Marcos Rezende (PSD), vice-presidente do Poder Legislativo, e autor do requerimento que possibilitou a solenidade. “Entendo que a harmonia na convivência entre seres humanos e animais é fundamental para que se possa assegurar a qualidade de vida. Os médicos veterinários de Marília estão contribuindo para a elaboração do Código Zoossanitário, algo realmente inédito em cidades do porte de Marília”, destacou. Uma comissão especial formada pelos vereadores Rezende, Silvio Harada (PR) e Samuel da Farmácia (PR) vem trabalhando na composição desta legislação, que estabelecerá uma sintonia entre setor público e sociedade nas questões sanitárias e assuntos do bem-estar animal. “Através deste trabalho, poderemos formatar uma lei exequível, que possa fazer a sociedade sentir a presença de uma lei moderna e que, certamente, será referência para outras cidades do Estado de São Paulo e do Brasil”.

Os vereadores Wilson Damasceno (PSDB), José Bassiga Goda (PHS), José Expedito Capacete (PDT), Silvio Harada (PR), Samuel da Farmácia (PR) e a vereadora Sônia Tonin (PSC) compareceram à sessão solene desta quarta.

“Para nós é motivo de muito orgulho, até porque nunca havia acontecido em Marília uma homenagem da Câmara aos médicos veterinários”, observou a veterinária Elma Polegato, uma das homenageadas da solenidade e presidente da Associação dos Médicos Veterinários e Zootecnistas de Marília. A entidade também foi enaltecida pela Câmara.

“Marília tem uma importância grande na Medicina Veterinária, porque Marília contribuiu para o desenvolvimento da Medicina Veterinária no Estado de São Paulo e no Brasil. A Medicina Veterinária tem uma responsabilidade muito grande no desenvolvimento da cidade”, frisou o veterinário Fábio Manhoso, docente e conselheiro regional do CRMV-SP. A sessão solene foi transmitida pela emissora legislativa TV Câmara (canais 21 NET e Life sinal aberto 61.3) e através do portal da Câmara.