32ª Noite dos Pioneiros vai homenagear maestro e compositor de ‘Saudades de Matão’, Jorge Galati

por admin publicado 25/04/2017 18h19, última modificação 17/11/2017 12h34

O compositor do clássico 'Saudades de Matão', maestro Jorge Galati será o homenageado pela 32ª Noite dos Pioneiros, programada para acontecer na próxima sexta-feira, dia 28, a partir das 20 horas, no Teatro Municipal 'Waldir Silveira Mello'. Promovido pela Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara Municipal e da Cidade de Marília, o evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Marília e da Secretaria Municipal da Cultura, integrando o mês de comemoração ao 88º aniversário de Marília.

A 32ª Noite dos Pioneiros marca o retorno da apresentação ao teatro municipal. Com entrada franca, o espetáculo irá resgatar a trajetória artística e as músicas do maestro Jorge Galati, que desenvolveu intensa carreira artística no Interior de São Paulo, com destaque para Marília. Netos e familiares do músico vivem na cidade, incluindo sua neta Zelinda Tognoli Galati Moneta, professora, escritora e poeta responsável pelos versos do Hino a Marília, cuja a música é de autoria do avô, Jorge Galati. O maestro compôs mais de 400 músicas e seu corpo está sepultado no Cemitério da Saudade, em Marília. Quanto à composição que deu origem ao Hino a Marília, a neta Zelinda Tognoli Galati Moneta contou que a música lhe foi presenteada pelo avô logo após o nascimento de sua filha. "Quando minha filha nasceu, meu avô me deu de presente uma partitura manuscrita da música 'Canção da Cidade'. Na década de 1980, o então vereador Aldo Pedro Coneglian me procurou dizendo que Marília precisava de um hino. Mencionei a 'Canção da Cidade', do meu avô. Porém, o vereador disse que a música necessitaria de uma letra. Então, fui até o campus da Unesp onde lecionava e, naquela época, dava para observar bem os vales e a natureza da cidade. Assim, sentada à sombra de uma árvore, sozinha, comecei a pensar nas coisas de Marília e a letra foi surgindo".

A Comissão Organizadora dos Registros Históricos é presidida atualmente pelo vereador Cícero da Silva (PV) e composta pelos membros Antônio Martinelli, Carla Fernanda Vasques Farinazzi, Ivan Evangelista Júnior, João de Almeida, José Luiz de Oliveira Lyrio, Lourdes Marcelino Machado, Luiz Arnaldo Cunha de Azevedo, Maria Cristina Cruz de Rezende Paoliello, Paulo César Colombera, Rosalina Tanuri Zainotto, Sirley Guarezzi, Wilson Novaes Matos e Wilza Aurora Matos Teixeira.

A 32ª Noite dos Pioneiros contará com danças e interpretações artísticas. Jorge Galati regeu as primeiras bandas do município de Marília, que se apresentavam em praças e coretos. Naquela época, as famílias iam às ruas com seus filhos e familiares para ouvir as valsas e os dobrados das bandas. O maestro também ministrava aulas de instrumentos e difundia a cultura. Durante a 32ª Noite dos Pioneiros, a família Galati irá doar para o município de Marília a batuta utilizada pelo maestro Jorge Galati em suas regências. A batuta ficará exposta em um quadro no hall de entrada do teatro municipal.